Página Inicial / Criança

Portal da criança


O portal da criança visa criar um espaço informativo e interativo para o movimento da infância e adolescência.

Peti

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) trabalha com a concessão de bolsas a crianças e adolescentes em situação de trabalho, além de ações sócioeducativas e de convivência para esse público. O Peti também garante a manutenção da criança/adolescente na escola e articulação dos demais serviços da rede de proteção básica e especial.

O objetivo é erradicar todas as formas de trabalho infantil, em um processo de resgate da cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias. O público-alvo atende a diversas situações de trabalho de crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos.

Atualmente há em Anápolis 26 núcleos do Peti. Essas unidades estão instaladas de forma descentralizadas de modo a levar o atendimento aos bairros, aproximando o serviço da comunidade.

 

Lista de núcleos do Peti

 

Parque da Criança

O parque Antônio Marmo Canedo, mais conhecido por Parque da Criança é um dos principais pontos de recreação e lazer de jovens anapolinos. Recentemente o espaço passou por uma revitalização. O parque oferece brinquedos de diversão, com quatro estações de playground, duas quadras poliesportivas e um galpão multiuso. Além disso, também conta com jardim onde estão instalados aparelhos de ginástica e uma pista de caminhada, se tornando uma referência de lazer para as crianças e jovens de Anápolis.

 

Colônia de Férias

Durante as férias escolares, a Prefeitura de Anápolis realiza duas colônias de férias: da Casa Brasil e do Peti. O objetivo é proporcionar momentos de lazer e integração entre as crianças e adolescentes. Na Casa Brasil, a programação contempla atividades como oficinas culturais e de inclusão digital, sessões de cinema e ainda brincadeiras diversas, lanches e muito mais.

Já os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) participam de atividades sócioeducativas e de lazer durante o período de recesso escolar.

 

Educação ambiental

Preservar a natureza e estimular a conscientização ambiental. Este é o objetivo do projeto Árvore para Todos. O programa é desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, onde as crianças plantam mudas nas proximidades de suas escolas e passam a cuidar delas, sempre com as orientações técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

 

CAPSi Crescer

O Centro de Apoio Psicossocial da Infância e da Adolescência (CAPSi Crescer) proporciona o atendimento mensal de 300 crianças com transtornos mentais, de 0 a 17 anos. O objetivo é melhorar o desenvolvimento das crianças através da diversão. O CAPSi tem uma equipe preparada para trabalhar com a saúde mental das crianças. Dentre os profissionais estão: psiquiatra, pediatra, fonoaudiólogo, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico e terapeuta ocupacional.

Durante o tratamento, as crianças têm acesso à cultura com aulas de pintura e visitas ao cinema. O programa funciona através de encaminhamento feito pelas escolas ou unidades de saúde do município.

 

Creches

A Prefeitura de Anápolis tem ampliado o número de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O objetivo é proporcionar às crianças e as mães o máximo de conforto e tranquilidade. Está em andamento a construção de 11 CMEI’s em Anápolis, que obedecem ao projeto padrão do FNDE, contando com capacidade para 112 crianças em turno integral. Os CMEIs terão, cada um, oito salas de aula. O espaço é dotado de toda infraestrutura necessária para educação infantil, além de ambiente para brincadeiras e interação entre as crianças.

 

Samuzinho

O projeto Samuzinho visa formar socorristas mirins, com aulas e palestras gerais sobre noções de direito, direitos e deveres do cidadão, civismo, vida preventiva, mundo das drogas, leis de trânsito, anatomia e fisiologia básica, emergência clínica, emergência traumática, emergência pediátrica e atividades diversas.

Esses socorristas mirins passam vários meses aprendendo noções de atendimento pré-hospitalar, urgência e emergência e se tornam crianças conscientes e responsáveis a respeito do que é o serviço do Samu.

 

Bombeiro Mirim

O programa realiza cursos com aulas de reforço, palestras com variados temas, educação física, noções e orientações sobre o trabalho dos bombeiros, passeios, entre outras ações. Com o objetivo de não deixar crianças nas ruas, de criar oportunidades de novas vivências e de despertar a prática de cidadania, estes alunos participam do contra turno escolar de segunda à quinta-feira no quartel do Corpo de Bombeiros.

 

Kits Escolares

Todo início de ano letivo a Prefeitura de Anápolis realiza a distribuição de mais de 30 mil kits escolares completos para os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1ª e 2ª fases, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

Os kits contém, além dos objetos escolares - como lápis, borracha, lápis de cor, canetas, réguas, canetas, tesoura,  cola,  apontadores de metal, cadernos e garrafa squeeze – os uniformes do uso diário e agasalhos.