Página Inicial / Juventude

Portal da Juventude


O Portal da Juventude oferece aos jovens informações úteis ao seu dia-a-dia e incentiva-os a participar em todos os domínios da vida social de Anápolis.

Esporte para Todos

O que é

O programa Esporte para Todos visa a iniciação esportiva, buscando a inserção de jovens em competições municipais à nacionais, além de realizar o acompanhamento social e familiar incentivando a cidadania.

Público alvo

O programa beneficia atualmente mais de 16 mil jovens de 8 a 17 anos, dentro das modalidades de Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Judô e Natação.

Como participar

É necessário que a criança ou jovem esteja matriculada em uma instituição de ensino particular ou pública. Informações pelo telefone: (62) 3902 – 1197.

 

Cidadão do Futuro

O que é

O programa Cidadão do Futuro é voltado para a formação profissional e cidadã de jovens aprendizes, que atuam e participam de atividades nas áreas de Educação no Trânsito, Meio Ambiente e Administração Pública Geral. Atualmente, 250 jovens participam do programa.

Público alvo

Jovens com idade entre 14 e 18 anos, com renda familiar per capita de meio salário mínimo e que sejam matriculados na rede de ensino.

Como participar

Para ingressar no programa Cidadão do Futuro o jovem deve fazer inscrição na data prevista. Informações pelo telefone: 3902-2025.

 

Programa Qualificar

O que é

Oferece diversos cursos nas áreas de Gestão, Informática, Artesanato, Culinária e Indústria, observando as necessidades da população e as demandas da sociedade. O Qualificar propicia à comunidade anapolina a inserção e permanência no mercado de trabalho, promovendo sua constante qualificação profissional. Em 2011, serão ofertadas 8 mil vagas.

Público alvo

Pessoas com idade acima de 16 anos que buscam qualificação profissional

Como participar

As informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3902 – 1347/2022.

 

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

O que é

É uma ação do governo federal em parceria com a Prefeitura de Anápolis e entidades representativas do município, que oferece por meio da jornada ampliada, reforço escolar, além de desenvolverem atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer. A família que for inscrita no PETI recebe uma bolsa mensal por cada filho, que for retirado do trabalho. Atualmente existem 26 núcleos em Anápolis.

Público alvo

Crianças e jovens com idade entre 07 e 14 anos, que frequentem a escola.

Como participar

Mais informações pelo telefone (62) 3902 – 1151.

 

Telecentros

O que é

Nestes centros de inclusão digital e social, o conteúdo da internet é trabalhado de forma a colaborar no crescimento do aluno e do jovem. São sete unidades espalhadas pela cidade. O espaço público com computadores conectados à internet, possibilita ensinos à distância, cursos básicos e avançados, promovendo o desenvolvimento social e econômico.

Público alvo

Comunidade em geral a partir dos 7 anos de idade.

Como participar

Informações pelo telefone (62) 3902 – 2251.

 

Casa Brasil

O que é

Tem  a proposta de  implantar,  junto  às  comunidades  carentes,  um espaço destinado à convergência das ações do governo federal nas áreas de inclusão digital, social e cultural, geração de trabalho e renda, ampliação da cidadania, popularização da ciência e da arte. Propõe o uso das tecnologias da informação e da comunicação. O local conta com Telecentro, laboratório de divulgação de ciência, espaço de multimídia, Biblioteca Digital com espaço para leitura e um Mini-teatro.

Público alvo

Comunidade em geral

Como participar

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3902-2887.

 

Expresso Digital

O que é

O projeto tem a missão de contribuir para a inclusão digital em Anápolis. Possui dois laboratórios móveis (ônibus) com 18 computadores cada, impressoras e internet móvel banda larga. Tem por objetivo levar à população os conceitos elementares da área de informática e suas principais ferramentas, para a promoção do conhecimento.

Público alvo

Comunidade em geral que busca a inclusão digital

Como participar

Informações pelo telefone (62) 3902 – 1016.

 

Excelência em Matemática

O que é

A iniciativa visa ministrar aulas temáticas e lúdicas de matemática para facilitar o acesso das crianças a esta matéria. O objetivo é incentivar os alunos nas profissões que trabalham com as matérias exatas.

Público alvo

Alunos da rede municipal de ensino.

Como participar

As informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3902 – 1014.

 

Centro de Recondicionamento de Computadores

O que é

O programa trabalha para que o lixo tecnológico possa ser aproveitado em oficinas, e para que o jovem aprenda a instalar hardware e software. Proporcionando também, a profissionalização do jovem e adolescente, promovendo a preservação ambiental.

Público alvo

Comunidade em geral a partir dos 14 anos de idade.

Como participar

Informações pelos telefones (62) 3902 - 1012/1016.

 

Escol@ em Rede

O que é

O Projeto Escol@ em Rede tem como objetivo apresentar a necessidade da implantação de uma nova tecnologia voltada para a informação, veiculação de notícias e aprendizado no contexto educacional.

Público alvo

Escolas públicas municipais, professores, alunos, gestores, administrativo, pais e toda a comunidade.

Como participar

Mais informações pelo telefone (62) 3902 – 1012.

 

Escolas de Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas

O que são

Atualmente, são atendidos dois mil alunos nas unidades das escolas culturais, onde são oferecidas oficinas, cursos técnicos de formação e encontros com profissionais do setor.

Público alvo

Todas as crianças e jovens do município.

Como participar

Informações:

Escola de Música – (62) 3902 - 1010

Escola de Teatro – (62) 3902 - 1501

Escola de Dança – (62) 3902 - 1340

Escola de Artes Plásticas – (62) 3902 - 1218

 

Cultura e Cidadania

O que é

Programa da Prefeitura de Anápolis que conta com a parceira da UniEVANGÉLICA, do Conselho Escolar e de Cultura Anapolino de Faria (Cecaf) e da Missão Vida, para atender crianças e adolescentes beneficiadas pelo PETI. O atendimento é prestado em seis núcleos: Setor Industrial Munir Calixto, Calixtópolis, Adriana Parque, Arco Verde, UniEvangélica e Parque Antônio Marmo Canedo (Matinha).

Público alvo

Crianças e adolescentes beneficiadas pelo PETI.

Como participar

Informações pelo telefone (62) 3902-2014.

 

Espaços Digitais nas Escolas

O que é

Os Espaços Digitais estão inseridos no programa Anápolis Digital, sendo que cada um destes espaços é composto por 18 computadores, uma impressora a laser e internet banda larga do MEC, software educativo e Biblioteca Digital, para que as crianças e jovens possam ter livre acesso a internet de forma gratuita nas escolas da rede municipal.

Público-alvo

Alunos da rede municipal de ensino.

Como participar

As informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3902 – 1020.

 

Escola Viva

O que é

Tem como missão interagir escola e comunidade, levando ações de interesse comunitário às instituições de ensino aos domingos.

Público alvo

Comunidade em geral.

Como participar

Informações pelo telefone (62) 3902 – 1206.

 

Projeto Zatopek

O que é

O projeto Zatopek é uma iniciativa de inclusão social através do esporte. Hoje conta com duas frentes de trabalho: a primeira são as competições interescolares envolvendo alunos das redes municipal, estadual e privada. Atualmente, conta com cerca de 800 inscritos.

Público alvo

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares.

Como participar

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3902 – 1206.