Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ 2º Campeonato de Futsal InterSCFV promove respeito entre as crianças

12/12/2018 16h49 - Atualizado em 12/12/2018 17h00

2º Campeonato de Futsal InterSCFV promove respeito entre as crianças

A final da disputa, que aconteceu na quarta-feira, 12, contou com a participação de 140 jogadores mirins

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

O Complexo Professora Gracinda Maria da Silva, no Bairro Antônio Fernandes, foi tomado pelo espírito esportivo das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), da Prefeitura de Anápolis, na quarta-feira, 12. É que, na ocasião, aconteceu a final do 2º Campeonato de Futsal InterSCFV, que reuniu cerca de 140 jogadores mirins, com direito a platéia de amigos e familiares.

Os jogos aconteceram semanalmente, ao longo deste semestre, entre os 17 núcleos do SCFV, mas apenas sete se classificaram para a grande final. Para a diretora de Proteção Social Básica da Prefeitura de Anápolis, Flávia Xavier, o evento é um estímulo ao esporte, além de ser uma forma de integração e socialização, estimulando a cooperação e o respeito entre as equipes. “A torcida participou e estava muito animada. Os campeões da primeira partida choraram de emoção quando ganharam. Foi lindo, eles nos emocionam”, contou.

Um deles era o João Vitor Oliveira, 10 anos, que estava representando o time do Setor Industrial Munir Calixto. “Foi a primeira vez que nós ganhamos. Na outra edição ficamos em terceiro lugar. É um sentimento muito bom”, compartilhou o jovem jogador, que deixou de ficar em casa “sem fazer nada” para frequentar o SCFV. “Tenho muitos amigos lá. Não teríamos ganhado sem o apoio deles”, completou.

Além de retirar as crianças do ócio e afastá-los de situações de risco, ações como essas podem mostrar novos horizontes e abrir portas em suas vidas. “Tenho uma visão de jogo, por isso pretendo colocá-los para atuar em algum time fora. Todos eles têm um sonho e meu objetivo é tentar ajudar a realizar cada um deles”, revelou Samuel Santos. Treinador do time, ele já notou melhora significativa no comportamento dos meninos, depois que começaram a participar das atividades do SCFV. “Para eles, é muito bom frequentar o SCFV, porque impede que fiquem nas ruas, a mercê de coisas ruins”, ressaltou.

A primeira-dama Vivian Naves e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, prestigiaram as disputas e, ao final do evento, entregaram as medalhas e taças aos campeões. “Acreditamos que por meio de atividades com essas, acontece a socialização das crianças no que diz respeito ao direito à convivência comunitária, além do protagonismo juvenil. Aqui elas se empoderam e se descobrem no esporte”, pontuou a secretária.

SCFV
O SCFV, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda de Anápolis, atende cerca de duas mil crianças e adolescentes no contraturno escolar, além de pessoas acima de 60 anos no Centro de Convivência dos Idosos (CCI). As atividades realizadas diariamente são voltadas para o esporte, recreação, música, dança, informática, artes e oficinas socioeducativas. Nas modalidades esportivas se destacam natação, futebol, judô, karatê, xadrez. A cidade conta ainda com dez núcleos de música orquestrada. Clique aqui e conheça melhor esse trabalho.

Campeões por categorias:

- Matutino

Sub 10: SCFV do Industrial (masculino)

Sub 13: SCFV de Interlândia (masculino)

Sub 15: SCFV Bombeiro Mirim (masculino)

- Vespertino

Sub 10: SCFV da Vila Mariana (masculino)

Sub 13: SCFV de Souzânia (masculino)

Sub 15: SCFV Goialândia (feminino)

Sub 15: SCFV Bairro de Lourdes (masculino)

2º Campeonato de Futsal InterSCFV promove respeito entre as crianças