Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anápolis sedia fase final dos Jogos Estudantis de Goiás

09/08/2017 17h36 - Atualizado em 11/08/2017 10h00

Anápolis sedia fase final dos Jogos Estudantis de Goiás

Competição acontece entre os dias 10 e 13 de agosto e reúne mais de três mil estudantes

Anápolis recebe mais de três mil estudantes de quinta a domingo, 10 a 13, para a final dos Jogos Estudantis de Goiás. Atletas de todo o Estado disputam medalhas em 13 modalidades esportivas, nove individuais e quatro coletivas. Os vencedores do campeonato serão os representantes de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude 2017, que serão realizados em Curitiba (setembro) e Brasília (novembro). Os jogos serão realizados em 13 diferentes ginásios e pontos esportivos da cidade.

A cerimônia de abertura da final acontece nesta quinta-feira, 10, às 19 horas, no Ginásio Internacional Newton de Faria. Na programação, desfile das equipes, apresentações de música e dança, sorteio de brindes, acendimento simbólico da Pira Olímpica e juramento dos atletas. Serão ainda sorteados brindes como bicicleta, materiais esportivos, skate, drone, entre outros.

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, os Jogos Estudantis incluem as seguintes modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Basquetebol, futsal, handebol e voleibol são as modalidades coletivas. Essa etapa conta com números grandiosos.

Só na parte esportiva fazem parte 400 profissionais, que integram as equipes de organização administrativa e de arbitragem. Também estarão envolvidas diretamente outras dezenas de profissionais, entre eles professores/treinadores, médicos, servidores da administração da Seduce e ainda cerca de 110 alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem da UniEvangélica e da Faculdade Fibra.

Os jogos serão disputados por homens e mulheres distribuídos nas categorias Juvenil (15 a 17 anos) e Infanto-Juvenil (12 a 14 anos). Os Jogos foram criados com o objetivo de mobilizar a juventude estudantil em torno do esporte e contribuir para a formação integral do aluno/atleta, motivando-o a aprimorar sua vivência esportiva, e oportunizar a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares.

A competição, que teve início em março com as etapas Intermunicipal e Regional, envolveu mais de 27 mil estudantes, consagrando-se mais uma vez como a maior competição estudantil esportiva do Estado. A etapa Regional, que antecede a finalíssima, foi disputada nas cidades de Ceres, Jataí e Goianésia entre os meses de maio e junho deste ano.

Com informações da assessoria de comunicação da Seduce