Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Anapolinos destacam cultura do Estado em espetáculo

07/02/2019 11h55 - Atualizado em 07/02/2019 14h21

Anapolinos destacam cultura do Estado em espetáculo

Orquestra de Violeiros e Grupo Folclórico Brasil Central se apresentam no Teatro Sesi, na terça-feira, 12, às 20h

Foto: Paulo Giovanni - Ascom

Repertório essencialmente da cultura no Cerrado e danças típicas do folclore local são os ingredientes para uma noite especial em Goiânia. E os protagonistas são nossos: a Orquestra de Violeiros de Anápolis e o Grupo Folclórico Brasil Central (GFBC), que se apresentam na terça-feira, 12, às 20h, no Teatro Sesi. A entrada é a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. O GBPC é um grupo de iniciativa da sociedade civil e a Orquestra é da Prefeitura de Anápolis, sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo Orquestra de Violeiros Canta o Cerrado Goiano, Canta Goiás tem em seu repertório temas caipiras e sertanejos com forte presença da cultura do Estado. O convidado GFBC apresenta danças folclóricas locais e seus músicos ainda acompanham a Orquestra. “Será uma noite especial dedicada ao nosso folclore com dois grupos que têm como missão manter viva a cultura goiana e de Anápolis para o mundo”, destaca a secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

O público fará uma viagem sonora e visual por três atos, que vão dos clássicos da cultura sertaneja àquelas que fazem referência à Goiás. O primeiro será uma sequência de canções de diferentes compositores brasileiros que marcaram a cultura sertaneja. Já no segundo, a seleção de músicas se aproxima de histórias presentes nas letras de passagens ou chegadas em terras goianas. No terceiro, as danças típicas entram em cena com o Grupo Folclórico, acompanhada dos músicos da Orquestra.

Entre as canções estão Boiadeiro Errante, O Menino da Porteira, Chalana e outros clássicos que se eternizaram nas vozes de Tonico e Tinoco, Liu e Léu e Tião Carreiro e Pardinho. As coreografias entram no palco com temas como Cana Verde, Catirandê e músicas de catiras. Tudo isso em uma das casas de grande circulação de atrações e ações artísticas na capital do Estado, o Teatro Sesi. São cerca de 600 lugares e um complexo de sete camarins, café e estacionamento.

Trajetórias
A Orquestra de Violeiros de Anápolis tem 16 anos de estrada com apresentações na cidade e em outros municípios goianos. Entre os 17 músicos da Orquestra, são 14 bolsistas e três voluntários. As nuances nas músicas sertaneja e caipira em seu repertório contam com guarânias, polcas, xotes, forrós, rasqueados e outros estilos.

O convidado da Orquestra, o GFBC, é uma iniciativa de sociedade civil fundada em 2005 e que recebeu o reconhecimento do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais da Unesco em 2006. Atualmente está composto por 26 integrantes e trazem na bagagem apresentações dentro e fora do Brasil, em países como México e Chile.

Serviço:

Evento:Espetáculo “Orquestra de Violeiros canta o folclore goiano, canta Goiás” com participação especial Grupo Folclórico Brasil Central
Data:12/02/19
Local:Teatro Sesi - Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva (ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco), em Goiânia.
Horário:20h
Custo: 2 kg de alimento não perecível