Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Aprender mais para cuidar melhor

30/05/2018 16h21 - Atualizado em 03/06/2018 15h11

Aprender mais para cuidar melhor

Rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente recebe capacitação

Acontece, entre os dias 5 e 7 de junho, o 12º Fórum da Criança e do Adolescente que, nesta edição, traz como principal atividade um treinamento com Luciano Betiate, um dos mais reconhecidos profissionais brasileiros quando se fala em proteção à infância e juventude. Nos dois primeiros dias, a programação é toda dedicada à capacitação da rede de proteção e o último é todo dedicado à realização do Fórum. O evento, organizado no auditório do Senac, sempre das 8h às 17h, é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e conta com o apoio da Prefeitura via Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

O juiz da infância e juventude, Carlos Limongi Sterse é o primeiro palestrante da capacitação da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além de falar sobre o papel das redes de proteção social, em específico à da criança e do adolescente, o juiz vai abordar temas como autoextermínio e autolesão. Ainda no primeiro dia do encontro, o conferencista Luciano Betiate traz questões relacionadas ao funcionamento dos Conselhos Tutelares e à fiscalização dessas entidades, e às medidas de acolhimento institucional.

No segundo dia do encontro, Luciano Betiate faz uma explanação sobre o papel do Conselho Tutelar frente a assuntos como o atendimento da criança vítima de violência, pedofilia, nova lei de crimes sexuais e ética no exercício da função de conselheiro tutelar.

Autor de nove livros, Betiate tem auxiliado na capacitação de conselheiros tutelares em todo país. Estudioso do fenômeno da violência
intrafamiliar e, em especial, de seus reflexos no cotidiano escolar, ele também tem capacitado professores no entendimento do fenômeno e na busca de soluções.

O ex-conselheiro tutelar também tem falado às equipes médicas e de enfermagem, fato este que tem representado importantes mudanças no atendimento às vítimas. Na quinta, 7, o dia é todo reservado ao 12º Fórum da Criança e do Adolescente. Confira, abaixo, a programação completa.

5 de junho - terça-feira

- Abertura

- Palestra com o Dr. Carlos Limongi

- Rede de Proteção