Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Artesanato anapolino mostra sua força

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

10/05/2019 08h52 - Atualizado em 10/05/2019 08h55

Artesanato anapolino mostra sua força

Evento é uma opção de compras para o Dia das Mães; artesanato que gera emprego e renda no município

Foto: Paulo Giovanni

Além de valorizar a cultura local e sua identidade, o artesanato também gera emprego e renda para diversas famílias. Para estimular e fortalecer o desenvolvimento dos artesãos anapolinos, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a Feira de Artesanatos de Anápolis (Feirarte), que acontece até o dia 11 de maio, na Praça Dom Emanuel, no bairro Jundiaí.

Maria Batista é artesã há mais de 20 anos e atualmente é presidente da Associação dos Artesãos de Anápolis. Segundo ela, a realização das feiras é de grande contribuição para estes profissionais, pois estimula a comercialização dos produtos e a divulgação do trabalho de cada um. “Temos tido muitos incentivos da Prefeitura de Anápolis. Nós, artesãos, não teríamos condições de realizar sozinhos a Feirarte, essa iniciativa faz com que fomentemos a economia e aumentemos a nossa produtividade”, lembra Maria Batista.

A cidade conta também com a Associação Ponto do Artesão. A entidade é gerenciada por Fabiana de Souza Batista, que atua para estimular os associados e ajudar na comercialização dos seus produtos. “A Prefeitura nos tem dado respaldo, pois ajuda os artesãos no ponto mais complicado, que é a venda. Graças aos incentivos, conseguimos comercializar os produtos, aumentando nossa renda e estimulando o comércio”, pontua Fabiana.

Além de representar uma fonte de renda para os artesãos e comerciantes, a Feirarte, por meio do artesanato, contribui com a identidade cultural do município. A secretária municipal de Cultura, Eva Cordeiro, explicou que a gestão Roberto Naves tem trabalhado para incentivar os artesãos, além de oferecer condições de trabalho e oportunidades. “A Feirarte faz parte destes incentivos, é uma forma de estimular as vendas, a criatividade e a renda de cada família. Além, é claro, de ser uma ação que fomenta a cultura anapolina”, finaliza.

Feira
A terceira Feirarte segue até amanhã, sábado, das 14h às 22h. No local, o público terá várias opções de compras para presentear as mães. Produtos feitos em tecelagem, pedraria, sementes, barro, madeira e estão entre os trabalhos apresentados na feira. Cada peça tem em si uma riqueza, desde a matéria prima, passando pela técnica e chegando ao acabamento final. 

E esta edição apresenta uma programação especial. Trata-se da participação da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), que levará o simulador de capotamento e a equipe da CMTT Kids. O Observatório Municipal de Segurança estará presente no evento que terá ainda a exposição de carros antigos, apresentações artísticas e food trucks. A empresa Jafra marcará presença com orientação na área da beleza para todas as mamães, além de representantes da Faculdade Fama também estarão no local.

Artesanato anapolino mostra sua força