Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Assinada ordem de serviço do Centro Pediátrico 24h

31/08/2017 13h56 - Atualizado em 31/08/2017 14h10

Assinada ordem de serviço do Centro Pediátrico 24h

Unidade de urgência será entregue em até 180 dias e vai atender cerca de duas mil crianças por mês

Ao ver confirmada a construção do Centro Pediátrico 24h, a primeira reação de Juliana Albuquerque, 31, foi de alívio. Com ele, acaba a agonia de não saber onde levar suas duas crianças, de 6 e 7 anos, à noite e de madrugada. “Agora vou ter uma unidade especializada para receber meus filhos durante alguma emergência”, comemorou. A gestora de segurança, aliás, conhece bem o local, onde esteve várias vezes com amigas que fazem uso dos serviços prestados pelo Cais Mulher, vizinho da nova unidade da rede municipal de saúde.

A boa notícia para Juliana e milhares de outros pais e responsáveis chegou na manhã da quinta-feira, 31 de agosto, com a assinatura da ordem de serviço de reforma e ampliação da estrutura do Cais Mulher, onde será implantado o Centro Pediátrico 24h, capaz de atender duas mil crianças por mês. Para Roberto Naves, mais do que o resgate de um compromisso ainda da época de campanha, o espaço representa respeito ao cidadão. “Trata-se de qualidade de vida, mais conforto e a garantia aos pais e responsáveis de que eles virão aqui e terão pediatras à disposição para atender suas crianças”, disse o prefeito.

Roberto Naves destacou o projeto cuidadoso desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e que as obras do Centro Pediátrico 24h serão realizadas com recursos próprios. “Preferimos dessa forma para não depender de repasses de terceiros e correr o risco de ver a obra atrasar”, detalhou. O chefe do Executivo lembrou que na reforma e na adequação do espaço serão investidos R$ 409 mil e valor similar para equipá-lo.

Sobre a entrega do Centro Pediátrico 24h, Roberto Naves explicou que a falta de recursos para a obra está descartada e que o prazo depende do envolvimento da empresa Master 1000 Empreendimentos Ltda. “Já conversamos com a direção solicitando que disponibilize o máximo de trabalhadores. O limite é até 180 dias, mas se for possível concluir em 120 ou 90, assim será feito. Queremos entregar a unidade à população no menor prazo possível”, falou.

O prefeito reforçou ainda que a obra não interrompe ou prejudica o atendimento feito hoje no Cais Mulher. “Na verdade, estamos otimizando a utilização dos espaços, assegurando excelência no serviço e economia aos cofres públicos”. Sobre os profissionais, Roberto Naves disse que a Prefeitura vai realizar o credenciamento dos pediatras, modelo já adotado com sucesso em outros setores.

Emoção
Para a secretária de Saúde, Luzia Cordeio, a autorização para o início das obras do centro Pediátrico 24h coroa um projeto criado ainda durante a campanha e que significa muito para a cidade. “Hoje nós atendemos aproximadamente seis mil crianças por mês nas nossas unidades de urgência e emergência. Mas, depois de passarem pela Atenção Primária, após as 17h, temos dificuldade de encaminhamento”, disse. Com o Centro Pediátrico, garante-se tranquilidade e atendimento de excelência para todos que têm crianças, destacou a secretária.

Luzia Cordeiro ressalta que a unidade terá estrutura para pronto-atendimento – com soro, inalação etc – além de realizar pequenas cirurgias. “Vamos acabar com a agonia e a ansiedade de tantos pais que, por vezes, não sabem onde levar seus filhos. É verdade que reforçamos muito a nossa UPA, que tem atendimento pediátrico, mas não é local específico para as crianças. Aqui, num futuro muito próximo essa quadra terá um atendimento materno-infantil”, finalizou a titular da saúde.

Estrutura

O Centro Pediátrico 24h terá 10 leitos de observação divididos em duas salas, uma sala de isolamento com um leito, sala de inalação, sala de gesso e redução de fraturas, sala de curativos, sala para exames, dois consultórios, raio-X, ultrassom e exames laboratoriais.

Atualmente, o prédio que abriga o Cais Mulher tem área construída de 1.120,79 m². Com a ampliação, passará para 1.456,60 m². Após as obras o espaço será dividido entre as duas unidades, com 928,33 m² destinados ao Cais Mulher e 528,27m² ao Centro Pediátrico.

Assinada ordem de serviço do Centro Pediátrico 24h