Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Bolsa Cultura abre inscrições para audições

26/02/2019 10h44 - Atualizado em 26/02/2019 11h30

Bolsa Cultura abre inscrições para audições

O benefício oferece vagas de convocação imediata e cadastro de reserva

A oportunidade para os artistas se dedicarem e investirem em sua arte é uma das garantias de uma das ações municipais mais importantes no setor. As inscrições para as audições no programa Bolsa Cultura estão abertas até dia 18 de março, gratuitamente. A iniciativa tem investido mais de R$ 20 mil em auxílios financeiros aos jovens e adultos para seu desenvolvimento artístico. Esta é uma ação da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, onde são feitas as inscrições.

Os grupos municipais de aperfeiçoamento artístico estão com vagas abertas para bolsistas e cadastros de reserva. O valor do benefício é de R$ 400 por mês, durando enquanto artista cumprir as exigências do programa como, por exemplo, frequência nos ensaios, atender as apresentações agendadas e estar matriculado em unidade escolar, para menores de 18 anos.

O candidato precisa ter os requisitos necessários e a pontuação adequada para ter acesso à vaga. As mesas de audição acontecerão nos dias 19 a 26 de março deste ano, com datas, locais e horários específicos para cada um dos grupos municipais. Os candidatos que forem incluídos no cadastro de reserva estarão aptos até o final deste ano, dia 31 de dezembro, caso surja alguma vaga por vacância ou descumprimento do programa.

O Corpo de Baile do Teatro Municipal, o Coro Sinfônico e a Orquestra de Violeiros oferecem vagas e também cadastro de reserva. A Orquestra Jovem e a Companhia de Teatro oferecem somente cadastro de reserva. Cada grupo municipal tem sua metodologia de avaliação, documentos específicos e exercícios a serem realizados à banca avaliadora. A idade mínima para os candidatos é de 16 anos, com a atenção de que menores de 18 anos deverão apresentar a documentação de um responsável.

Fomento
Entre os cinco grupos municipais, são 70 artistas contemplados pelo programa, o que soma um investimento de R$ 28 mil. O benefício tem contribuído tanto no desenvolvimento dos artistas, quanto na formação de público, tendo em vista as apresentações agendadas dentro e fora da cidade. “Todos saem ganhando com Bolsa Cultura, os artistas ao dedicarem e investirem em sua prática, e a comunidade ao ter acesso ao melhor daquela expressão artística produzida em Anápolis”, destaca a secretaria municipal de Cultura, Eva Cordeiro.

Vagas
As inscrições são realizadas na Secretaria Municipal de Cultura, mais informações podem ser dadas nos telefones 3902-1111 e 3902-2550. Os detalhes sobre as audições podem ser conferidos no aqui ou no Diário Oficial da última sexta-feira, 22. Veja as vagas oferecidas por cada grupo municipal:

Orquestra de Violeiros de Anápolis
- 1 vaga para percussão, 1 vaga para berranteiro e 1 vaga para viola (1ª voz) com convocações imediatas
- Vagas para cadastro de reserva para: viola (1ª voz), sanfona e contrabaixo (1ª voz).

Coro Sinfônico de Anápolis
- 2 vagas para tenores e 1 vaga para soprano, com convocação imediata
- Vagas para cadastro de reserva (sopranos, contraltos, tenores e baixo)

Corpo de Baile do Teatro Municipal de Anápolis