Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Cerest promove ação para servidores no Dia Mundial da Voz

12/04/2019 14h14 - Atualizado em 12/04/2019 14h19

Cerest promove ação para servidores no Dia Mundial da Voz

Sete fonoaudiólogos e um médico do trabalho estarão disponíveis para triagem, no Centro Administrativo, das 8h às 12h

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza na terça-feira, 16, ação alusiva ao Dia Mundial da Voz. Na data, das 8h às 12h, sete fonoaudiólogos e um médico do trabalho estarão no miniauditório do Centro Administrativo para realizar triagem com servidores que utilizam a voz todos os dias como ferramenta de trabalho. O objetivo é orientar as pessoas sobre os cuidados que devem ser adotados e identificar, durante o atendimento, possíveis doenças.

De acordo com a coordenadora do Cerest, Mirian Gomes, existe uma grande preocupação em cuidar dos profissionais da Prefeitura que utilizam a voz para desempenhar suas funções. “É claro que todo mundo deve se preservar. Quem nunca saiu rouco do estádio após um jogo de futebol, ou de um show da sua banda favorita? Mas profissionais que utilizam a voz ficam sujeitos a deslizes comportamentais na propagação vocal com mais frequência”, falou.

Ela também explicou que todo ser humano possui voz única que, além de mera ferramenta de comunicação, carrega traços de sua faixa etária, sexo, tipo físico, personalidade e estado emocional.  Mas, para algumas pessoas, ela representa muito mais do que isso. “Professores, atores, repórteres, cantores, o servidor público e outros profissionais têm na voz uma indispensável ferramenta de trabalho, e precisam estar atentos aos cuidados que devem adotar para não prejudicá-la, afirma a coordenadora do Cerest.

Profissionais da área, sobretudo os fonoaudiólogos, insistem que todos precisam se conscientizar sobre a importância da voz na manutenção da saúde. E, também, ficar atentos aos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. Na triagem, no Centro Administrativo, se for detectado algum problema, o servidor será encaminhado para o tratamento.

Dia Mundial da Voz – Ação de saúde para servidores
Data: 16 de abril