Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Cuidando do futuro de Anápolis

06/12/2017 21h43 - Atualizado em 06/12/2017 21h48

Cuidando do futuro de Anápolis

Projeto baseado em parceria público-privada investe no plantio de mudas de árvores em várias regiões da cidade

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Delta encararam a experiência vivida na tarde desta quarta-feira, 6. Eles iniciaram o plantio de mudas de árvores frutíferas do cerrado – de um total de quatro mil – em área pública municipal localizada no Residencial Copacabana. O “plantaço”, assim batizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, integra o projeto Pró-Água, criado com o objetivo de recuperar áreas degradadas do município, sempre no modelo de parceria.

O primeiro Plantaço contou com parceiros como a Ambev, a Jofege (que forneceu os insumos), o Colégio Delta, que participa com 165 alunos e a doação de duas mil mudas; além da Ala 2, parceiro de primeira hora do projeto e que entrou com a mão de obra para o plantio. Os estudantes, cerca de 165, se envolveram com a proposta e deixaram na terra sua marca para o futuro.

No local escolhido para o plantio das mudas existe uma horta comunitária e, futuramente, a Prefeitura vai instalar o Viveiro Municipal. O trabalho no Residencial Copacabana vai transformar a área, que chegou a ser invadida e ocupada por plantações particulares, em uma agrofloresta.

O modelo consiste em estabelecer uma floresta, como indica o nome, mas formada de várias árvores frutíferas como pequi, mangaba, guapeva, bacava e murici. “E o mais interessante é que o projeto é desenvolvido por meio de parcerias com a comunidade, empresas e instituições da cidade”, destaca Antônio Zayek, diretor de Limpeza Urbana, Parques e Jardins da Prefeitura.

Projeto

O Pró-Água objetiva recuperar áreas degradas do município, sempre no modelo de parceria. Além do Plantaço, desenvolve ações paralelas contínuas focadas nas nascentes. Atualmente já há cinco trabalhos em curso nos ribeirões Piancó e João Leite, principalmente, mas também no Antas, próximo à região da Ambev. “Nós registramos os produtores rurais interessados em colaborar nessa recuperação e garantimos a assistência técnica e eles cuidam. Estamos plantando 500 mudas em cada nascente”, detalha Antônio Zayek.

Com as equipes da Prefeitura em ação e a participação efetiva dos parceiros, o coordenador do Pró-Água acredita no sucesso do projeto de preservação ambiental. “É uma necessidade. A água precisa entrar no chão e a gente tem que aumentar o número de árvores para se tornar sustentável”, fala Zayek apontando para a meta ousada do projeto: plantar um milhão de árvores até o final da atual gestão municipal.

Cuidando do futuro de Anápolis