Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Dia do Índio é comemorado nos núcleos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

19/04/2017 17h19

Dia do Índio é comemorado nos núcleos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo

Crianças aprenderam sobre a importância da preservação da cultura indígena

As 23 unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizaram, nesta semana em que se comemora o Dia do Índio (19 de abril), atividades para conscientizar sobre a importância da preservação da cultura indígena. As crianças assistiram a filmes com a temática, experimentaram comidas típicas, ensaiaram danças indígenas e ainda puderam visitar a “Missão Novas Tribos do Brasil”, uma instituição filantrópica que trabalha com questões relacionadas aos povos indígenas nacionais e internacionais.

No local, as crianças puderam conhecer de perto a realidade do índio, tendo acesso a artesanato, roupas, fotos e palestras. “É importante que as crianças tenham esse contato com a cultura indígena. Muitas nem sabiam sobre a vida dos índios, mas com as atividades puderam se aproximar mais dessa realidade”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Nair de Moura Vieira.

Os adultos também tiveram atividades temáticas, que foram realizadas nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Uma família indígena e que hoje mora em Anápolis visitou o CRAS para falar sobre a experiência de vida nas tribos.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Os núcleos do SCFV são um espaço onde crianças e adolescentes em situação de risco social têm oportunidade de desenvolver atividades de cidadania, recreação e esporte. Atualmente a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, mantém 23 unidades de SCFV, que atendem a aproximadamente duas mil crianças no contraturno escolar. Mais informações pelo telefone 3902-1727.