Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Dia do Feirante é comemorado com programação especial

28/08/2017 16h28 - Atualizado em 28/08/2017 16h30

Dia do Feirante é comemorado com programação especial

As atividades aconteceram nesta segunda-feira, 28, no Feirão do Jundiaí

As feiras livres são uma forma de comércio com origem há milênios, mas resistem ao tempo e se mantêm atuais, talvez porque mais que locais de compra e venda de produtos, elas são pontos de encontro, de interação social. No calendário comemorativo brasileiro, inclusive, há um dia dedicado ao feirante – 25 de agosto – e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo aproveita para realizar um evento em homenagem a esses comerciantes que têm uma rotina dura de trabalho. Durante a manhã do dia 28 – 8h às 12h – diversas atividades foram programadas no Feirão do Jundiaí.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vander Lúcio Barbosa, para comemorar o Dia do Feirante preparou-se uma programação diversificada com ações que vão desde procedimentos estéticos a orientações sobre microempreendedorismo individual e como ter acesso aos serviços do Banco do Povo. Foram parceiros do evento Sesi, Senac, Sebrae, UniEVANGÉLICA, Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama), Clínica Santa Luzia e Secretaria Municipal de Saúde.

Atrações artísticas, homenagens, distribuição de material informativo e de brindes integraram a programação, que se encerrou com um almoço, no qual foi servido arroz de carreteiro para todos os participantes. “Mais que comemorar, nosso objetivo é fazer com que nossos feirantes se sintam valorizados e saibam o quanto são fundamentais para a economia local”, afirmou o titular do Desenvolvimento Econômico.

Antônio Simões que é feirante há mais de 30 anos contou que com todas as dificuldades acorda cedo, enfrenta sol e chuva, por isso ficou tão emocionado em ser um dos homenageados. "É a primeira vez que o nosso dia é comemorado pela Prefeitura", disse. O vice-prefeito Márcio Cândido acrescentou que foi um privilégio comemorar o dia deste profissional tão importante para a vida de cada cidadão.

Em Anápolis, hoje, funcionam 33 feiras e são cadastrados cerca de 500 feirantes. O Dia do Feirante é celebrado no Brasil em 25 de agosto em homenagem à primeira feira livre de que se tem registro no país, realizada em 1914, em São Paulo.

Dia do Feirante é comemorado com programação especial