Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Dia do idoso é lembrado em Anápolis

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

04/10/2017 16h18 - Atualizado em 04/10/2017 16h19

Dia do idoso é lembrado em Anápolis

Uma confraternização aconteceu no Hospital-Dia do Idoso, nesta quarta-feira, 4

Uma oficina educativa sobre alimentação saudável ocorrida na manhã desta quarta-feira, 4, no Hospital-Dia do Idoso, deu sequência a programação da semana que lembra da condição de vida da chamada terceira idade e alerta para os riscos de quedas e suas consequências. No Brasil, o dia 1º de outubro marca a data que comemora o Dia do Idoso. Momento para refletir sobre um período que chega quando a vitalidade e a saúde já não são as mesmas de outras épocas. 
 
E é por isso que as políticas públicas de saúde devem ser executadas com rapidez e sem intermediários, como nesta unidade de saúde. Aqui, foram realizados 3.100 atendimentos somente no mês de agosto, com destaque para a área de ortopedia que realizou 311 procedimentos.
 
Guiomar da Abadia Barboza, 79, que visita o Hospital duas vezes por semana, recebeu dois destes cuidados. Ela participa de um grupo que estimula a memória e realiza fisioterapia para sanar uma torção no tornozelo. “Ele me pegam em casa e depois me levam de volta”, informou a anciã.
 
A geriatra Liliane Soares, 36, se dedica a uma grande parte dos casos que recebem a atenção das equipes mutidisciplinares. As abordagens variam de acordo com as demandas, que giram em torno de atendimentos psicológicos, terapias ocupacionais, informações de nutricionistas, fisioterapias, enfermagem e assistência social. “Trabalhamos com a prevenção e o tratamento de doenças crônicas que afetam essa faixa etária”, disse.
 
Uma parte dos pacientes que frequentam o Hospital-Dia do Idoso não tem acompanhantes e mora só, o que demonstra a importância dos cuidados oferecidos no local que é uma das maiores referências do tratamento geriátrico no Brasil. 
 
Programação 
A Semana do Idoso iniciou as atividades no último dia 2, com oficina educativa sobre prevenção do risco de quedas. Na terça-feira, 3, a palestra foi sobre atividade de vida diária. Em ambos os dias foram oferecidos atendimentos com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeira e geriatra.
 
Nesta quinta-feira, 5, haverá palestra sobre legislações relacionadas aos idoso com a advogada Natália Monteiro. E na sexta-feira, 6, as atividades ficam por conta da Academia da Terceira Idade na unidade de Saúde da Família do Bairro São Joaquim.