Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Ensino de qualidade e de graça

03/10/2017 18h01 - Atualizado em 04/10/2017 14h12

Ensino de qualidade e de graça

Estudantes afirmam que aulas dinâmicas e professores capacitados são diferenciais do cursinho municipal

Ingressar em um curso superior de qualidade é sonho de muitos, mas é preciso estar bem preparado. Dominar os conteúdos das disciplinas exigidas nos examesrequer investimento, não só de tempo, mas, também, financeiro. Assim, muitas vezes, o jeito é adiar. Foi o que fez a Flávia Neves Pereira, que terminou o ensino médio em 2008 e, por falta de condições para pagar um cursinho preparatório, não se sentiu segura para prestar vestibular. Quando ela soube do PreparAção, curso gratuito lançado recentemente pela Prefeitura, não pensou duas vezes e se matriculou. As últimas vagas estão abertas e podem ser feitas no link curso.anapolis.go.gov.br.

Após três finais de semana de aulas, a jovem de 26 anos afirma que não se arrepende de ter aproveitado a oportunidade. “Os professores são excelentes, muito dedicados, e as aulas têm sido maravilhosas”, afirma Flávia.  Rafaella dos Santos Sousa, 19, também está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para alguns vestibulares. Ela destaca a excelência dos professores escolhidos para ministrar as aulas. “Estudar com professores tão preparados sem ter que pagar nada por isso é uma oportunidade que eu não poderia deixar passar”, diz.

Para o prefeito Roberto Naves, mais que um compromisso assumido em tempo de campanha eleitoral, concretizar o cursinho representa um trabalho de inclusão, que dá oportunidade de acesso para pessoas que não têm condições de pagar um cursinho preparatório particular. "É uma forma de manter a igualdade social e educacional dos nossos jovens", avalia Naves. As aulas começaram no dia 16 de setembro, com 360 vagas oferecidas a estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas privadas, mas a administração municipal pretende ampliar esse número no próximo ano.

Aulas

As aulas são realizadas aos sábados – das 7h40 às 12h e das 13h às 17h40  - e domingos, das 7h40 às 12h, nos três polos do programa: Centro de Formação de Professores (Cefope), no Bairro Jundiaí;  Escola Municipal Clóvis Guerra, na Jaiara; e Fundação João Oliveira, no Bairro de Lourdes. Lany Bragança, coordenadora do cursinho oferecido em convênio com a Fundação João Oliveira, o corpo docente possui currículo qualificado para ministrar aulas de história, biologia, química, matemática, linguística, redação, literatura, física e geografia.

Além das 360 horas/aulas presenciais, no decorrer da semana os alunos têm cinco horas de estudo em casa, por meio das listas de atividades e mídias disponibilizadas no link curso.anapolis.go.gov.br/moodle.  Para isso, os estudantes podem utilizar os telecentros no Bairro Alvorada, São Lourenço, Central e dos distritos. As apostilas também foram fornecidas gratuitamente. Lany Bragança conta que, aos sábados, como a aula é durante todo o dia, é servido almoço para os estudantes.

Mais informações sobre o cursinho municipal PreparAção podem ser obtidas pelo telefone 3314 3700.

Ensino de qualidade e de graça