Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Escola de Artes Oswaldo Verano comemora 50 anos

03/12/2018 14h28 - Atualizado em 03/12/2018 16h01

Escola de Artes Oswaldo Verano comemora 50 anos

Prefeitura realiza Mostra pedagógica durante os festejos, com exposição de obras de alunos e palestra do professor Napefi

Foto: Daniel Carvalho/Ascom

Há 50 anos começava uma história de dedicação ao ensino artístico na cidade. Nascia a Escola de Artes Oswaldo Verano, então batizada de Escola de Belas Artes de Anápolis. Em comemoração aos seus 50 anos, a Prefeitura realiza Mostra Pedagógica na quarta-feira, 5, às 19 horas, com exposição de obras produzidas pelos alunos formados no segundo semestre desse ano e palestra de Nazareno Pereira Filho – o professor Napefi –, ex-estudante e um dos mais antigos profissionais em atividade no local.

A Mostra reúne obras em gravura, escultura, pintura, desenho, fotografia e audiovisual, mas acontece dentro de um contexto particular, voltado ao aniversário da escola. “Vamos comemorar os 50 anos de um espaço que formou gerações de artistas que fortalecem o setor cultural na cidade e levam a expressão das artes plásticas de Anápolis para o mundo”, enfatiza o secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges. “E ainda teremos a palestra do professor Napefi, que foi aluno da escola na década de 1970 e faz parte do corpo docente desde 1981”, conclui.

Escola
Primeira unidade de ensino artístico fundada na cidade, em 1968, como Escola de Belas Artes de Anápolis, passou a se chamar Escola de Artes em março de 1974, via decreto do então prefeito Irapuan Costa Júnior, e recebeu o nome de Oswaldo Verano em 1980, numa homenagem a seu precursor.

Oferece quatro cursos, sendo eles os Preparatórios I e II, Curso Regular, Curso Livre de Desenho e Especialização em Pintura a Óleo. Os preparatórios são dedicados ao público infantil (9 a 11 anos) e os outros para meninos e meninas a partir dos 12 anos. Atualmente a coordenadora da unidade é Rileme Soares da Silva Castro, que atua com o suporte de uma equipe de 13 educadores.

A Especialização tem como pré-requisito o aluno ter concluído o Curso Regular, que tem o programa curricular de três anos de duração com amplo conteúdo em pintura, gravura, escultura, desenho e base teórica. O Curso Livre de desenho tem uma duração de um semestre e tem despertado demandas especiais para a Eaov, indo de prática terapêutica sob prescrição médica ao interesse de acadêmicos (Design de Moda, Arquitetura).

Com frequência, são realizadas oficinas de curta duração nas áreas de fotografia para amadores e profissionais. Outras formações são realizadas sobre técnicas específicas das artes plásticas, como a oficina de “gravura com ponta seca em metais”, ministrada pela professora Selma Parreira nos últimos dias 26 a 28 deste mês. As inscrições para os cursos são abertas anualmente e as oficinas abrem suas vagas em diferentes épocas do ano.

Homenageado
O artista Oswaldo Verano nasceu em Paracatu (MG), em 1909, e chegou a Anápolis em 1925. Entre as décadas de 1940 e 1960, Oswaldo morou no Rio de Janeiro (RJ) onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes e o Liceu de Artes e Ofícios. Retornando a Anápolis em 1963, promoveu exposições individuais e coletivas. Com a fundação da Escola de Belas Artes de Anápolis, em 68, Oswaldo desenvolve sua prática educacional em nível institucional. Ele morreu em junho de 1986 deixando um legado ativo na cultura brasileira e na vida de gerações de alunos, sendo homenageado com o nome da Escola.

Serviço
Evento: Mostra Pedagógica – 50 anos da Escola de Artes Oswaldo VeranoLocal: Escola de Artes Oswaldo Verano – Rua 14 de Julho esquina com Av. Goiás, Centro
Data: 5 de dezembro
Custo: entrada franca