Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Espaço da Oportunidade forma primeira turma

25/01/2019 10h55 - Atualizado em 25/01/2019 11h00

Espaço da Oportunidade forma primeira turma

Vinte e cinco pessoas concluíram o curso na sexta-feira, 25, e já foram encaminhadas para entrevistas de emprego

Na sexta-feira, 25, o Espaço da Oportunidade entregou os certificados para 25 pessoas que participaram do curso de Técnicas de Vendas. As aulas, que tiveram início em novembro de 2018, prepararam os alunos para os desafios do mercado de trabalho. Além de conhecerem sobre teoria, eles assistiram palestras com profissionais da área e de diferentes setores, fizeram visitas técnicas e participaram de dinâmicas.

No encerramento, os trabalhadores tiveram acesso às vagas do SINE. Somente na manhã da sexta-feira, havia 27 disponíveis para assistente de vendas, consultor, corretor de imóveis, representante comercial autônomo, vendedor interno e pracista. Os formandos já foram encaminhados para as entrevistas de emprego.

Primeiro jovem a fazer a inscrição, logo no dia 14 de novembro, data da inauguração do Espaço da Oportunidade, Welington Barbosa Júnior, 18, um dos concluintes do curso, destaca: “foram ensinamentos que não levarei apenas para minha carreira profissional, mas para minha vida pessoal. Muita coisa importante, motivacional, que ensina a gente a crescer cada vez mais”. Segundo ele, o que mais chamou sua atenção foi o dinamismo das aulas, que prendia a atenção de todos.

O jovem Mateus Santos Rocha, 23, já trabalhava como vendedor e para ele o curso trouxe informações novas e um conhecimento que não tinha quanto às técnicas de vendas. “Foram passadas dicas e orientações que podemos levar para o nosso dia-a-dia, pois muitas vezes não temos esta qualificação tão necessária. É um conhecimento a mais. Aprendi muito”, enfatiza.

Trabalhadoras autônomas do ramo da alimentação, Vânia Cardoso e Shirley Espíndola, participaram do curso e garantem que vão investir mais nas redes sociais depois das aulas sobre estratégias de vendas pelas novas mídias, com ênfase no Instagram. “Foram orientações muito importantes para divulgação dos produtos, gostei muito do curso, enriquecedor, nos mostrou algo que não conhecíamos”, avalia Vânia Cardoso.

Programa
O Espaço da Oportunidade, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, foi criado pelo prefeito Roberto Naves em novembro do ano passado com o objetivo de congregar, em um único local, as políticas de qualificação profissional e intermediação da mão de obra.

Segundo relatórios da Secretaria de Desenvolvimento Social, em 2016 foram qualificados 1038 trabalhadores; em 2017, foram 1455. Já o ano de 2018 se encerrou com aumento de 126%, em que 3.296 trabalhadores participaram dos cursos de qualificação. A boa notícia também se refere à geração de empregos, na qual o município foi destaque em todo o Estado pelo saldo positivo.