Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Espetáculo une música e audiovisual para falar do Cerrado

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

02/10/2018 15h23 - Atualizado em 05/10/2018 16h32

Espetáculo une música e audiovisual para falar do Cerrado

Apresentação será no dia 8 de outubro, no Teatro São Francisco

O espetáculo “Gerais: músicas e audiovisuais” será apresentado em Anápolis na segunda-feira, 8, às 20h, no Teatro São Francisco, com entrada gratuita. O projeto, realizado pela VR Produções com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, é fruto de pesquisa com grupos tradicionais em comunidades localizadas nas regiões do bioma Cerrado. Entre parceiros e apoiadores está a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Cultura.

“Gerais” é um espetáculo musical e audiovisual que traz ao palco um conjunto de manifestações artísticas autenticamente brasileiras evidenciando os povos do Cerrado. É essencialmente um musical que faz um alerta sobre os riscos que o bioma Cerrado corre em extinguir e a consequências disso para a humanidade. Música, animações, tecnologia, meio ambiente compõem este lúdico musical. 

Pesquisa

O idealizador do projeto, Vagner Rosafa, participou durante 15 anos de pesquisa no campo da etnomusicologia e antropologia visual, no Centro de Folclore e História Cultural da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nesta trajetória, transitou pelo universo das chulas, reisados, ternos, folias, congadas, cantos de chuva, brinquedos cantados e cantigas de roda.

A continuidade deste rico universo conta com seus guardiões como Maria de Lara, Piaba, Mestre Salustiano, Zé Brito, Família Barbosa, encomendadeiras de almas e povos indígenas Krahô e Kaiapó. A partir desta pesquisa, surgiu o espetáculo de múltiplas linguagens. “De mãos dadas com toda essa trajetória cercada por essas pessoas nasceu o “Gerais”, que hoje segue seu caminho de forma independente”, salienta Vagner. 

Serviço

Evento: Espetáculo “Gerais: músicas e audiovisuais”
Data: 8 de outubro – segunda-feira
Horário: 20hLocal: Teatro São Francisco - Av. Pinheiro Chagas, nº 405-521 – Bairro Jundiaí
Custo: gratuito