Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Conscientização reúne esportistas, população e poder público

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

05/02/2018 10h29 - Atualizado em 05/02/2018 10h31

Conscientização reúne esportistas, população e poder público

Meta da Prefeitura é estender a ação aos outros parques da cidade, sempre no formato de força-tarefa

Uma ação ecológica movimentou o Parque JK no último sábado, 3. O local, que passa por um processo total de revitalização pela Prefeitura de Anápolis, recebeu o grupo Caiaque Goiás com aproximadamente 40 integrantes de Brasília, Goiânia, Goianira, Alexânia e Anápolis que realizaram a limpeza do lago. A bordo das embarcações, 20 deles retiraram o lixo e entulho que se acumulam às margens e também na superfície do lago. O Corpo de Bombeiros, atletas de skate e bike e grafiteiros e equipes da gestão municipal também participaram da mobilização. 
 
A atividade integrou a força-tarefa para recuperar o parque de forma rápida e econômica. Os objetivo foi conscientizar sobre a importância de conservar o espaço. Várias secretarias municipais, entre elas Esporte, Meio Ambiente, Cultura, Saúde, Obras e Serviços Urbanos, a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) e o Observatório Municipal de Segurança atuam em conjunto para resolver os problemas. A principal característica desse trabalho é a revitalização a custo praticamente zero, utilizando materiais já disponíveis em cada secretaria, que sobraram de outras obras, e mão de obra própria. 
 
No entorno do parque foi realizado o serviço tapa-buracos, o reparo na iluminação, inclusive com a colocação de 250 metros de fios de cobre, recuperação do asfalto, de dois estacionamentos - tanto a parte de infraestrutura como de sinalização - e reformada a pista de skate que recebeu a arte do grafite. Também foi reformada a pista de caminhada com a colocação de marcação de distância, refeitas pinturas e recolocação do paver (piso que possibilita o escoamento da água). 
 
No Parque JK ainda foi realizada roçagem, capina e poda, recuperação de lixeiras, além do plantio de 150 mudas de açaí. Foi feita sinalização em todas as vias que ficam nas imediações e também de orientação ao público dentro do local. Nos arredores, nove pontos de ônibus foram reformados, com três deles recebendo abrigo. A Guarda Patrimonial passou a realizar a vigilância do espaço e um estudo é feito para o projeto de vídeomonitoramento. 
 
A Secretaria de Saúde também participou do evento no sábado oferecendo orientações sobre agendamentos no SUS. O cidadão que foi ao Parque JK também aproveitou a presença de profissionais da pasta para aferir a pressão. Outra atração foram os passeios de caiaque. Além de auxiliarem na limpeza, os integrantes do grupo Caiaque Goiás colocaram as embarcações à disposição da população com orientação e segurança. 
 
Conclusão
A revitalização do espaço ainda não foi concluída. Para tanto, ainda falta a reforma dos quiosques e banheiros e também o término de sinalização do lago, que só poderá ser utilizado para determinados fins esportivos. A meta da Prefeitura é levar essa ação aos outros parques da cidade.
 

Esportistas e poder público se unem por revitalização