Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Exposição fotográfica apresenta produção de artistas e educadores

07/11/2018 10h09 - Atualizado em 07/11/2018 11h22

Exposição fotográfica apresenta produção de artistas e educadores

Ações formativas realizadas na Escola de Artes Oswaldo Verano são concluídas e resultam em mostra que fica aberta ao público até o final desse mês

Oficinas fotográficas realizadas na Escola de Artes Oswaldo Verano – unidade mantida pela Prefeitura e vinculada à Secretaria Municipal de Cultura – culminou em exposição lançada na semana passada. Atividade extracurricular, os cursos curtos de fotografia atenderam, respectivamente, educadores, e fotógrafos e artistas visuais. São 16 trabalhos desenvolvidos a partir da temática “lugares da cidade”. A exposição ficará este mês nos corredores principais da Escola e está aberta ao público. A visitação já está acontecendo nos horários comerciais dos períodos da manhã, tarde e noite.

A oficina voltada aos educadores trabalhou a questão do olhar fotográfico e também formas de projetos envolvendo as imagens nas salas de aula. Além do ensino das técnicas, a formação apresentou as possibilidades da fotografia nas perspectivas de disciplinas da educação como a matemática, a química, a Língua Portuguesa e outros. “Aqui pudemos ampliar a forma de olhar as imagens e enriquecer as aulas com o que a fotografia tem a oferecer”, conta a assessora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Lana Rocha, que é uma das participantes expositoras.

Outra turma foi a de artistas plásticos e fotógrafos (profissionais e amadores), cujo conteúdo teve a ênfase na história da arte, partindo da pintura e chegando à fotografia. Os participantes levavam, semanalmente, as imagens que fizeram e da reflexão em grupo foram sendo desenvolvidas as temáticas. “Eu já tive aulas sobre esse tema na faculdade, porém foi aqui que despertou minha visão artística. Comece a ver a cidade e o que está ao meu redor com um olhar diferente”, afirma o estudante, Nilton Júnior.

Expansão

A oficina de fotografia artística é uma das iniciativas da Escola de Artes que vão além dos programas curriculares. O servidor da secretaria de Cultura, Joardo Filho, ministrou as aulas e organizou a metodologia do curso. “A ideia é expandir a atuação da Escola de Artes para além do ensino clássico das artes plásticas, agregando as linguagens contemporâneas e outras formas de produzir a imagem”, explica Joardo.

A exposição ficará este mês nos corredores principais da Escola e está aberta ao público. A visitação já está acontecendo nos horários comerciais dos períodos da manhã, tarde e noite. Os interessados em participar das próximas edições de oficinas da unidade podem deixar o seu contato no local, para serem comunicados nas próximas iniciativas.

Escola de Artes Oswaldo Verano
Rua 14 de Julho esquina com Av. Goiás