Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Famílias recebem alimentos arrecadados

06/06/2019 16h52 - Atualizado em 06/06/2019 16h58

Famílias recebem alimentos arrecadados

Entrega das cestas básicas, que começou nesta quinta-feira, 6, é feita pelo programa Social em Ação, da Prefeitura de Anápolis

Foto: Gislaine Matos - Dircom
A solidariedade contagiou os atletas de Anápolis. É que eles conseguiram arrecadar mais de 4 toneladas de alimentos não perecíveis na 2ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua, que ocorreu no último dia 26. “Isso é importante na vida de muitas pessoas. A taxa de desemprego está muito alta e essa ajuda vem em boa hora. Obrigada por terem essa sensibilidade com quem mais precisa”, agradeceu a dona de casa Tatiane Lima, mãe de quatro filhos e uma das beneficiadas com as doações que começaram nesta quinta-feira, 6.

A parceria entre as secretarias municipais de Esporte, e Desenvolvimento Social se reverteu em 200 cestas básicas que são entregues a famílias referenciadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). “Sou muito grata a todos vocês por lembrarem de nós. No momento, estou desempregada e, com certeza, vai nos ajudar”, disse, emocionada, a também dona de casa Célia da Silva. Além das famílias, a Associação Missionária Esperança e o Espaço Terapêutico Estrela de Davi receberam a ajuda.

Para o secretário municipal de Esportes, Karin Abrahão, tem sido gratificante ver que os atletas têm ajudado tantas pessoas. “Sinto que o nosso trabalho realmente vale a pena. E tudo é graças à grande ideia do prefeito Roberto Naves de inserir na corrida de rua a doação de alimentos. Sabemos que isso é muito importante e que muda a vida de várias pessoas”, comentou.

A distribuição dos alimentos é realizada pelo programa Social em Ação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que leva a quem precisa cestas básicas com os alimentos não perecíveis arrecadados na Corrida de Rua, bem como frutas, verduras e legumes, do Banco de Alimentos do Mercado do Produtor.
Vale ressaltar que a pasta tem a preocupação de atingir aqueles que realmente vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade. E é por isso que todas as famílias contempladas são vinculadas ao Cras. “E dessa forma, nós garantimos o acesso da população às políticas públicas voltadas à assistência social no município”, afirmou a titular da pasta, Eerizania Lobo.

Social em Ação
Garantir os direitos básicos da população. Este é o foco do Programa Social em Ação, da Prefeitura de Anápolis. A iniciativa surgiu quando a pasta percebeu que famílias carentes tinham dificuldade de ir até o Banco de Alimentos do Mercado do Produtor para buscar verduras, legumes e frutas destinadas à doação. Foi então que a Prefeitura disponibilizou um caminhão doado pela Caoa Montadora Hyundai e Chery, em maio de 2018, para buscar esses alimentos e distribuir nos núcleos de assistência social.

Essa descentralização foi iniciada em fevereiro de 2019 e, até então, já beneficiou 900 famílias com quase 17 toneladas de alimentos. E para garantir a segurança nutricional dos contemplados, o repasse é feito semanalmente a todos. “É uma forma de humanizar o processo de recebimento, porque realmente era muito difícil sair de madrugada para buscar alimento no Mercado Produtor”, acrescenta a secretária Eerizania.

Famílias recebem alimentos arrecadados