Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Festival de Cinema divulga os selecionados

18/12/2018 11h16 - Atualizado em 18/12/2018 11h18

Festival de Cinema divulga os selecionados

Foram 24 filmes selecionados entre as quase 250 inscrições feitas em todo o País

Com o número recorde de 249 inscrições, a 8ª edição do Anápolis Festival de Cinema (AFC) já tem os 24 filmes selecionados. A lista foi divulgada nessa terça-feira, 18 de dezembro e contempla produções de Goiás – 14 delas locais –, Goiânia, Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo Brasília, Fortaleza, Recife e Rio Pardo (RS). As exibições acontecem entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019, no Teatro Municipal. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Dividido em categorias, o 8º Anápolis Festival de Cinema tem 10 selecionados para a Mostra Nacional. Eles concorrem aos prêmios de Melhor Ficção (R$ 8 mil) e Melhor Documentário (R$ 8 mil). A Mostra Anápolis conta com o mesmo número de concorrentes (10), disputando as mesmas premiações, mas com prêmios de R$ 6 mil cada uma. Há ainda seis categorias técnicas com prêmio de R$ 1 mil para direção, atuação, roteiro, montagem, fotografia e som. Outras quatro produções participam entre os Filmes do Minuto. Em jogo, um prêmio de R$ 2 mil.

Mudanças
A 8ª edição do evento alcançou número recorde de participantes, alavancada pela plataforma de inscrições online. Filmes e projetos vindos de estados como Amazonas, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, conferindo ao Festival alcance nas cinco regiões brasileiras. “Teremos uma edição com mudanças que ampliaram sua repercussão no meio cinematográfico nacional e que também aprimoram ainda mais o seu perfil de formação de realizadores de filmes e de público”, pontua o secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges.

Um dos destaques entre as mudanças do Festival é o novo formato do Prêmio Incentivar. Antes a premiação de R$ 30 mil era destinada à produção de um curta-metragem para abrir a edição seguinte. Atendendo a uma solicitação do setor de cinema local, o valor foi mantido, mas deu origem a uma categoria à parte dentro da Mostra Anápolis, ou seja, será voltado a uma produção da cidade.

Nomes
Esta edição do Festival terá três curadores, entre eles o mestre e escritor em cinema, Celso Sabadin, que atuou na crítica de produções em impressos, TV e outras mídias, além de desempenhar curadorias e produções de mostras e festivais. Outro curador é Fabrício Cordeiro, atual diretor do Cine Cultura de Goiânia, que tem realizado curadorias e a cobertura crítica de festivais em várias partes do País. Evandro de Freitas, que também compõe a comissão, tem atuado na curadoria do Festival Cachoeira.doc (Cachoeira - BA) e é realizador de vários filmes.

LISTA
Curtas-metragens – Ficção
Filme – direção – local/produção

Aulas que matei - Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia (Brasília/DF)