Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Finais dos Jogos Estudantis de Goiás acontecem em Anápolis até domingo

11/08/2017 16h24 - Atualizado em 11/08/2017 16h55

Finais dos Jogos Estudantis de Goiás acontecem em Anápolis até domingo

Mais de três mil estudantes participam da competição em 13 modalidades esportivas

Desta sexta até domingo, 11 a 13, acontecem em Anápolis as competições da fase final dos Jogos Estudantis de Goiás, e a abertura oficial do evento aconteceu na noite de quinta-feira, 10. O prefeito Roberto Naves, enquanto anfitrião, deu as boas-vindas às cerca de sete mil pessoas que lotaram o Ginásio Internacional Newton de Faria, entre estes as delegações vindas de diversos municípios goianos. Mais de três mil atletas participam dos Jogos.

A cerimônia contou com o tradicional desfile de atletas de todas as unidades escolares ligadas às 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte, além de apresentações culturais e o grande momento da passagem da Tocha dos Jogos Estudantis. Ao todo, 13 estudantes simbolizando as modalidades esportivas em disputa carregaram o símbolo até as mãos de um estudante, que fez o acendimento simbólico da pira.

Entre os convidados, além do prefeito Roberto Naves, estavam presentes a secretária Raquel Teixeira, que na ocasião representou também o governador Marconi Perilo, o gerente de Esporte Estudantil do Comitê Olímpico do Brasil (COB), André Mattos; várias autoridades locais e superintendentes e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce, os Jogos Estudantis compreendem 13 modalidades: as individuais são atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Basquetebol, futsal, handebol e voleibol são as modalidades coletivas.

Só na parte esportiva fazem parte 400 profissionais, que integram as equipes de organização administrativa e de arbitragem. Também estão envolvidas diretamente outras dezenas de profissionais, entre eles professores/treinadores, médicos, servidores da administração da Seduce e ainda cerca de 110 alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem da UniEVANGÉLICA e da Faculdade Fibra.

A competição é disputada por homens e mulheres distribuídos nas categorias Juvenil (15 a 17 anos) e Infanto-Juvenil (12 a 14 anos). Os jogos foram criados com o objetivo de mobilizar a juventude estudantil em torno do esporte e contribuir para a formação integral do aluno/atleta, motivando-o a aprimorar sua vivência esportiva, e oportunizar a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares.

Os jogos, que tiveram início em março com as etapas Intermunicipal e Regional, envolveram mais de 27 mil estudantes, consagrando-se mais uma vez como a maior competição estudantil esportiva do Estado. A etapa Regional, que antecede a finalíssima, foi disputada nas cidades de Ceres, Jataí e Goianésia entre os meses de maio e junho deste ano.

Finais dos Jogos Estudantis de Goiás acontecem em Anápolis até domingo