Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Inscrições abertas para a 1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil

07/05/2018 11h49 - Atualizado em 07/05/2018 12h06

Inscrições abertas para a 1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil

O evento acontecerá no dia 15 de maio no auditório do Sesc, do Jundiaí

A 1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil – “Como integrar o seu município” acontecerá no próximo dia 15 de maio, no auditório do Sesc, do Jundiaí. O evento é voltado para a população em geral e discutirá políticas de melhoria e regularização da Defesa Civil em Anápolis e região. As inscrições, que serão abertas na quarta-feira, 9, devem ser feitas no site cbmgo.3repdec@gmail.com. As vagas são limitadas.

A Defesa Civil tem como função promover ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas para minimizar desastres ou acidentes naturais. As erosões e alagamentos são os principais problemas atualmente em Anápolis e, segundo o vice-prefeito Márcio Cândido, o tema será bastante discutido durante a conferência. “Para resolver esse problema, é necessário investimentos federais. Há recursos em Brasília, iremos traçar estratégias para captar essas verbas”, explicou o vice-prefeito.

A Defesa Civil já foi criada em Anápolis, porém ainda não é regulamentada. Para solucionar a situação, a atual administração municipal está propondo um decreto que, em parceria com o Corpo de Bombeiros, finalmente regularizará o órgão. “Dessa forma, poderemos conseguir todos esses recursos”, afirmou Márcio Cândido.

O evento, que a partir de agora acontecerá uma vez por ano, é uma parceria da Prefeitura de Anápolis com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e a Defesa Civil de Goiás.

Programação:

8h – Credenciamento

9h – Abertura

Cel. Márcio André de Morais – comandante Geral do CBMGO e Coordenador Estadual de Defesa Civil

- Sandra Mara Garbelini – promotora de Justiça

- Roberto Naves – Prefeito de Anápolis

9h30 – Estudo de caso: alagamentos ocorridos no município de Ceres em 2018

Maj. Rhevysson Martins de Oliveira Brito – comandante Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) /Ceres

10h30 – Coffee Break

10h50 – Debates

12h – Intervalo para o almoço

14h – Capacitação de Recursos Federais para Recuperação/ Reconstrução de áreas afetadas

- Representante da Defesa Civil Nacional

15h – Coffee Break

16h – A importância da Defesa Civil Estadual no processo de estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC’s)

- Tenente coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva – chefe do Departamento Estadual de Minimização de Desastres, Ameaças e Riscos (Demar)

16h20 – Debates

17h – Encerramento

Serviço:

1ª Conferência Regional de Proteção e Defesa Civil: Como integrar o seu município

Data: 15 de maio de 2015

Horário: das 8h às 17h

Local: auditório do Sesc – Avenida Santos Dumont esquina com Zeca Louza, s/n – Jundiaí.

Inscrições:  cbmgo.3repdec@gmail.com