Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Inscrições abertas para evento sobre Saúde Mental

02/05/2019 09h26 - Atualizado em 02/05/2019 09h51

Inscrições abertas para evento sobre Saúde Mental

Prefeitura de Anápolis realiza ações em prol da luta antimanicomial

Em todo o país, o dia 18 de maio é marcado pela Luta Antimanicomial. Para ampliar o acesso à informação e questionar as relações de estigma e exclusão, que culturalmente se estabeleceram para com as pessoas que possuem algum transtorno mental, a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Saúde, realiza diversas ações ao longo deste mês, voltadas ao usuário dos serviços de saúde mental, profissionais de saúde e estudantes.

No dia 28 de maio, das 8 às 17 horas, no auditório do Senac, está programado o 2º Encontro Anapolino de Saúde Mental, sob o tema Cuidado em Liberdade. Já em 29 de maio, será dada a largada para a 1ª edição dos Jogos Anapolinos de Saúde Mental, a partir das 8 horas, no Ginásio Internacional Newton de Faria.

Queimada mista, dama, dominó, truco, vôlei misto e torneio de golzinho são as modalidades das disputas. Nos dois dias de eventos, serão realizadas orientações sobre os serviços, exposição de produção artística e artesanato confeccionado pelos usuários dos serviços, música, dança, teatro, poesia e batalha de rap. Clique aqui e se inscreva!

Desafio
O Movimento Social da Luta Antimanicomial busca transformar o pensamento sobre Saúde Mental e o tratamento de pessoas em adoecimento mental, com o intuito de fortalecer a proposta de um cuidado territorial, comunitário e contínuo que possibilite a participação social.

Caracteriza-se pela garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental e a liberdade enquanto estratégia de cuidado. Ainda neste contexto, está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, à convivência em sociedade, além do direto ao cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de sua cidadania.

Informações
As condições da saúde mental no Brasil evoluíram com as conquistas do Movimento, porém ainda há muito que fazer. No mês de maio, são realizados vários eventos por todo Brasil, com o objetivo de promover o cuidado em liberdade, para que pessoas com transtornos mentais (sofrimento psíquico) possam usufruir de uma atenção especializada e humanizada. Trata-se de promover a cultura do tratamento, da convivência e da tolerância, proporcionando uma reinserção social daqueles que já foram prejudicados, possibilitando uma assistência integral à saúde dos mesmos. “Temos que considerar o indivíduo como um todo, não apenas a doença e o seu contexto histórico e familiar”, comenta o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

SERVIÇO:

- 2º Encontro Anapolino de Saúde Mental: Cuidado em Liberdade
Data: 28 de maio
Local: auditório e estacionamento do Senac

- 1º Jogos Anapolinos de Saúde Mental
Data: 29 de maio
Local: Ginásio Internacional Newton de Faria

- Atendimentos
Durante todo o mês de maio acontecerão ações nas três unidades do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e no Ambulatório de Saúde Mental.

Caps i Crescer
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta-feira)
Endereço: Rua 07 de Setembro, n° 743 – Centro
Telefone: 3902- 2615