Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Janeiro Branco destaca bem-estar emocional

30/01/2019 17h18 - Atualizado em 30/01/2019 17h49

Janeiro Branco destaca bem-estar emocional

Durante todo o mês foram realizadas atividades educativas nas unidades de saúde com o objetivo de promover harmonia entre mente e corpo

Foto: Renato Lopes - Ascom

Com a correria do dia a dia, a dona de casa Francielle Lopes nunca tinha parado para prestar atenção em sua saúde mental e emocional. A preocupação, sempre voltada ao estado físico, deixava passar despercebidos alguns sentimentos que interferem no nosso equilíbrio emocional e no corpo. E foi na ‘árvore dos sentimentos’ que ela recebeu um sinal de alerta. “Preciso rever algumas prioridades. Minha saúde mental é uma delas”, frisou.

A ‘árvore dos sentimentos’ foi uma forma lúdica encontrada pelos organizadores do evento relativo ao Janeiro Branco para que as pessoas que passassem pela Praça Bom Jesus,nesta quarta-feira, 30, pudessem ver a importância de preservar a saúde mental. Na atividade, por meio de emoticons, era possível mostrar seus sentimentos e ter uma prévia de como está o emocional. “Estou precisando cuidar da minha cabeça”, disse o vendedor Afonso Vieira.

E, além dessa forma diferente de demonstrar as emoções, o encerramento do Janeiro Branco - mês de promoção e prevenção da saúde mental – contou com oficinas de artesanato, beleza, artes, música, atividades físicas, ações de saúde como aferição de pressão arterial, exame de prevenção de colo de útero, testagem rápida de IST/Aids e Hepatites B e C, atendimento em odontologia, serviço social e acolhimento. “É uma maneira acolhedora de envolver a população nessa campanha tão importante. É trazer a saúde para perto das pessoas”, destacou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

O evento, na Praça Bom Jesus, marcou o fim das ações realizadas ao longo do mês pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as pastas da Educação; Desenvolvimento Social; Cultura; e Meio Ambiente. A programação foi elaborada pela gerência de Saúde Mental, em parceria com a Diretoria e Atenção Básica e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), nas unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Ambulatório de Saúde Mental.

Durante a campanha, equipes multidisciplinares executaram atividades para promover a saúde mental e também destacar a importância de zelar por ela. “O objetivo do Janeiro Branco é conscientizar a população sobre a necessidade e a importância de cuidar da saúde emocional, visto que as emoções interferem na nossa vida como um todo”, ressaltou um dos organizadores, o psicólogo Marco Aurélio da Silva Lima.

Janeiro Branco
O mês de janeiro foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância de manter uma vida equilibrada, frisando a saúde mental e emocional. Busca ainda desmistificar o acompanhamento psicológico em casos de eventualidades mentais e emocionais.

A campanha surgiu em 2014, em Uberlândia (MG), e atualmente é adotada por entidades médicas de todo o Brasil. “É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos”, frisa o psicólogo Marco Aurélio Silva Lima.

Parque Pirineus tem novo horário de atendimento