Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Mais educação e respeito

04/12/2018 15h23 - Atualizado em 04/12/2018 15h31

Mais educação e respeito

Tecnológica e segura, unidade Luiz Carlos Bizinotto é entregue e coordenação pedagógica destaca laço criado com alunos

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

A tecnologia estimula. A segurança e a acessibilidade confortam. Mas a principal conquista do Programa Escola Nova é o instinto de preservação que ele despertou nos alunos da unidade Luiz Carlos Bizinotto, na Vila União, entregue na manhã da terça-feira, 4, pelo prefeito Roberto Naves. “É incrível como eles compraram a idéia de mantê-la limpa e sem avarias. Essa mudança na relação com a unidade também vai se refletir na forma com que encaram a vida”, observa a coordenadora pedagógica Ivone Chaveiro dos Santos.

Ayeska Albuquerque, 12, concorda. A aluna do sétimo ano considera “excepcional” a Bizinotto, como é carinhosamente chamada, e não admite a ideia de desperdiçar a oportunidade de estudar em uma escola tão completa. “Ela é muito boa e precisamos cuidar para que fique sempre assim, bonita e cheia de opções para nós”, diz a menina, agarrada a um pequeno cartaz de boas vindas a quem se preparava para acompanhar a entrega da unidade.

A sensação de Ivone e o sentimento de Ayeska são simples de explicar. A unidade é a primeira dentro do Programa Escola Nova e passar a ser referência para um modelo de educação que inclui o que há de mais moderno em tecnologia com segurança e política de inclusão. Ela oferece sistemas de som e Data Show, ar condicionado, ponto de internet e computador na mesa do professor em todas as salas de aula. Também dispõe de câmeras de segurança, vídeomonitoramento e vídeoporteiro. Piso tátil (para deficientes visuais) e rampa de acesso para deficientes físicos completam a lista de recursos da Luiz Carlos Bizinotto.

Para Roberto Naves, o impacto de uma estrutura moderna no ensino é substancial, principalmente na otimização do aprendizado. “Ter essa tecnologia à disposição 0significa mais qualidade e conforto, além do ganho de tempo”, diz o prefeito, lembrando das eventuais dificuldades em se usar o quadro para desenhos ou representações, que agora poderão ser acessados via internet. Roberto também salientou que alguém que nunca pegou em um giz pode até considerar o ar condicionado como um avanço pequeno, mas “que é comum o professor parar a aula em função de alunos incomodados com o calor, que não conseguem ficar dentro da sala”.

Escola Nova

Criado pela atual gestão, o Programa Escola Nova tem como objetivo promover a atualização gradual das estruturas físicas e pedagógicas das escolas municipais, garantindo as condições necessárias para a construção de um processo educacional inovador que corresponda às expectativas do século XXI, proporcionando inclusão, tecnologia, conforto e qualidade para os alunos e professores.

As próximas unidades do programa a serem inauguradas são a Escola Municipal Raimundo Paulo Hargreaves, cuja obra de reforma e ampliação tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2019, e a Escola Municipal Cecília Meirelles, que está sendo construída no Bairro Reny Cury – com prazo de entrega para o segundo semestre de 2019. Daqui pra frente, todas as escolas reformadas ou construídas em Anápolis seguirão esse mesmo padrão.

Mais educação e respeito