Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Mais sete bairros são atendidos

05/02/2019 11h37 - Atualizado em 05/02/2019 14h14

Mais sete bairros são atendidos

Segunda etapa do programa mobiliza quase 60 servidores para ações como poda, roçagem, remoção de entulho e coleta de móveis e eletrodomésticos sem uso

Foto: Paulo Zanella

Cidade boa é cidade limpa. A gestão Roberto Naves sabe disso e leva às ruas de Anápolis; no sábado, 9 de fevereiro, a segunda etapa do Limpeza em Ação. Sete bairros serão inteiramente atendidos com serviços de roçagem, roçada mecânica, remoção de entulho, poda de grama e varrição, além de uma novidade em relação ao lançamento do programa: a coleta de móveis e eletrodomésticos sem uso. Para isso, basta que os proprietários deixem os objetos na porta de casa, no início da manhã do dia da operação (no caso, sábado, 9).

O ponto de partida da segunda etapa do Limpeza em Ação é a Avenida Miguel João, no Bairro Batista. De lá, a equipe percorre o Condomínio Vila Verde, Vila Miguel Jorge, Conjunto Raul Balduíno, Jardim Ana Paula, Vila João Luís de Oliveira e Santo André. Para o serviço, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, os servidores foram divididos em quatro grupos. “Assim otimizamos o trabalho, que pode ser desenvolvidos simultaneamente em diferentes frentes”, explica o titular da pasta, Jakson Charles.

Ao final das atividades do sábado, 9, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente seguem com as atividades rotineiras, feitas diariamente em vários pontos da cidade. Nova etapa do Limpeza em Ação acontece no sábado, 23, já que o programa tem periodicidade quinzenal. Nesse retorno, serão contemplados os bairros Jardim Gonçalves, Loteamento Olhos D’Água, Jardim Bom Clima, Residencial Victor Braga, Residencial Alphaville e Vila Santa Rita. “Os serviços são os mesmos, inclusive com a coleta dos eletrodomésticos e móveis que a população quiser descartar. Essa iniciativa é muito importante para evitar descartes irregulares, que sujem a cidade e afetem o meio ambiente”, explica Jakson Charles.

Propósitos
Além da questão estética da cidade, o Programa Limpeza em Ação também pode ser considerado de saúde pública, já que limpar as áreas significa combater o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue –, além de outros animais peçonhentos. E o cronograma de trabalho foi elaborado de acordo com a demanda. Equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai a campo com antecedência e verifica quais regiões mais precisam deste serviço. “O planejamento deste trabalho reúne todas as diretorias da nossa pasta. Todos estão envolvidos”, conclui o secretário municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano.

Sabado, 9
A ação do sábado, 9, terá a participação de cinco equipes de poda de grama, uma de remoção de entulhos, duas de roçada mecanizada e outras duas de varrição. No total, quase 60 servidores estarão envolvidos nos trabalhos, que vão mobilizar três caminhões, três caminhões basculantes, seis tratores e uma pá carregadeira.