Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Mais um reforço no combate ao mosquito

13/12/2018 09h48 - Atualizado em 13/12/2018 09h53

Mais um reforço no combate ao mosquito

Anápolis recebe caminhonete do Ministério da Saúde para ampliar trabalho da Prefeitura em parceria com entidades e sociedade civil

A mobilização contra o mosquito Aedes aegypti ganha ainda mais força. É que Anápolis foi contemplada pelo Ministério da Saúde com uma caminhonete para o serviço de endemias, responsável pela prevenção, controle e combate ao vetor da dengue, chicungunha (chikungunya) e zika vírus. A entrega aconteceu no final da tarde da quarta-feira, 12 de dezembro, no Palácio do Planalto, com as presenças do presidente Michel Temer e do ministro Gilberto Ochi. O vice-prefeito Márcio Cândido representou o prefeito Roberto Naves na cerimônia e recebeu a chave do veículo.

“Trata-se de um reforço nas ações já realizadas pela Prefeitura no sentido de combater o mosquito da dengue. Sabemos se tratar de um desafio constante, que requer atenção do poder público e da sociedade organizada, e para o qual cada novo recurso que se soma é muito importante”, declarou Márcio Cândido. O vice-prefeito aproveitou a ocasião para agradecer a parceria do Ministério da Saúde e lembrar que em Anápolis o enfrentamento ao Aedes aegypti é prioritário e se desenvolve por meio de ações contínuas da Prefeitura e de parceiros.

Márcio Cândido se refere à campanha Anápolis Contra a Dengue, de total êxito em 2017, e que foi retomada no dia 23 de novembro, após reunião do prefeito Roberto Naves com representantes da sociedade civil e organizada, de corporações militares e lideranças religiosas e políticas. “Estamos reunidos para dar continuidade ao trabalho vitorioso que nossa cidade realizou no combate à dengue. A participação de vocês e das instituições que representam, é fundamental para o êxito dessa campanha”, reforçou Roberto Naves.

Ação
Desde 15 de outubro, os agentes de endemias estão nas ruas para visitar todos os imóveis da cidade. Este ano eles ganharam o reforço dos agentes comunitários de saúde, que atuam em suas áreas de cobertura, somando mais de 700 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, além de 20 da Ala 2 (antiga Base Aérea). E agora, o veículo cedido pelo Ministério, que pode ser usado, por exemplo, para o transporte dos servidores e visitas domiciliares.

A coordenadora técnica de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Patrícia Godoi, explica que essa integração entre garante um trabalho mais ágil e eficiente. “Os agentes comunitários atuam em seus locais de trabalho. Eles já possuem um elo com a comunidade o que fortalece a conscientização”, conta. Já os agentes de endemias estão nas áreas que não possuem cobertura da Estratégia de Saúde da Família, o que garante alcance em toda a cidade. “Lembrando que cada agente de saúde faz esse trabalho em apenas cinco dias no mês para não comprometer sua rotina de assistência às famílias”, frisa.

Com essa intensificação é possível visitar todos os imóveis da cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer essa cobertura e promover mais mobilizações chamando a população para o combate ao mosquito. “Assim conseguiremos passar por esse período sem problemas e diminuiremos ainda mais os casos da doença”, avalia Patrícia Godoi.