Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Novembro Azul alerta para o câncer de próstata

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

01/11/2017 17h06 - Atualizado em 04/11/2017 17h41

Novembro Azul alerta para o câncer de próstata

Campanha prevê ações educativas e de saúde

A campanha Novembro Azul, que conta com adesão da Prefeitura de Anápolis, prevê ações de saúde e educativas de prevenção ao câncer de próstata, que incide de maneira perigosa, normalmente, em homens com idade acima dos 50 anos. A abertura oficial acontecerá no dia 10 de novembro, na Unidade de Saúde Dr. Illion Fleury Junior, no Bairro Jundiaí.

O objetivo é levar esclarecimento ao público masculino, em todas as regiões da cidade. As equipes de Estratégia de Saúde da Família estarão totalmente envolvidas e várias unidades de saúde, vão promover palestras, consultas médicas e coleta de sangue para exames de Antígeno Prostático Específico(PSA), além de aferição de pressão arterial, vacinação e exames de glicemia.

A suspeita do câncer de próstata surge após a realização do toque retal e da realização do exame de PSA. O diagnóstico precoce favorece o tratamento e pode evitar o agravamento da enfermidade, que é a segunda causa de mortalidade nos casos de câncer masculino. Segundo o Ministério da Saúde, em Anápolis, 290 homens morreram vítimas da doença, entre os anos de 2000 e 2015.

O diretor de Atenção Básica em Saúde, Eduardo Lúcio Franco, alerta para a oportunidade dada pela campanha de aproximar os homens dos serviços de saúde. “Os homens devem usufruir de todas as condições oferecidas. Isso não vai torná-los mais frágeis”, diz.

Confira a programação: