Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Pesquisa do Procon Municipal aponta variação de preços de até 182%

08/03/2018 14h47 - Atualizado em 08/03/2018 16h35

Pesquisa do Procon Municipal aponta variação de preços de até 182%

Levantamento do órgão da Prefeitura de Anápolis mostra que seis itens têm diferenças acima dos 100%

Seis dos 27 produtos que compõem a cesta básica são encontrados em Anápolis com variações de preços que superam os 100%. O sal refinado lidera esse ranking, com o pacote de 1 kg custando entre R$ 0.99 e R$ 2,79, diferença de 182%. Na sequência, aparecem a água sanitária (158%), o papel higiênico fino branco (116%), a dúzia de ovos brancos e a carne de primeira (108% para ambos) e o quilo do frango resfriado inteiro (103%).

O levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Municipal), nos seis principais supermercados de Anápolis, nos dias 1º e 2 de março, e comprova a máxima de que pesquisar é a melhor ferramenta para garantir preços mais acessíveis. É o que defende o titular da pasta, Robson Torres. “Não se trata de clichê. A pesquisa é mesmo o caminho para economizar”.

Outros oito itens da cesta básica apresentam diferenças de preços acentuadas. O pacote de sabão em barra, por exemplo, é encontrado por R$ 3,99, em um extremo, e R$ 5,99, no outro. Nesse caso, a variação é de exatos 50%. Em escala crescente, estão o pote de 5oo gramas de margarina (51%), o quilo da batata e do tomate (55%), o pacote de 1 kg de farinha de trigo (56%), absorvente com oito unidades (63%) e detergente líquido de 500 ml (64%). Já o desodorante roll on e a farinha de mandioca torrada têm os preços mais próximos, variando 7% e 9%, respectivamente.

Metodologia

A pesquisa da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Anápolis adota como critério a observância dos produtos com menores preços dentro de cada categoria.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.