Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Poda de árvores garante segurança de pedestres e motoristas

02/04/2018 15h31 - Atualizado em 04/04/2018 18h28

Poda de árvores garante segurança de pedestres e motoristas

Apesar de protegidas por Lei Municipal, as árvores precisam ser podadas por oferecer riscos à população

O alerta foi dado pela própria natureza há pouco mais de uma semana, com a queda de um galho de 25 metros de altura sobre um carro em movimento. Felizmente, os danos foram apenas financeiros, mas para que outro acidente como esse não aconteça, a Prefeitura de Anápolis, em uma ação emergencial, realizou a poda das árvores da espécie Ficus da Índia, na Praça Dom Emanuel.

Apesar de protegidas por Lei Municipal, as árvores foram podadas por oferecer riscos a pedestres e motoristas. Para evitar transtornos no trânsito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente executou o serviço durante o feriado da Semana Santa.

Segundo o secretário da pasta, Wederson Lopes, a poda preventiva foi necessária e realizada em caráter de urgência, porque além da queda de galhos e troncos, a estrutura da árvore está comprometida. "Com o trabalho de poda foi possível observar que o comprometimento era maior do que o esperado, pois o ciclo fitossanitário está em fase de degeneração", disse. Isso significa que os nutrientes vindos do solo não chegam aos galhos mais altos, que acabam morrendo.

Nesse caso, explica o secretário, a poda é emergencial, pois os troncos podem cair a qualquer momento, sendo que a ação não prejudica o desenvolvimento da espécie e traz segurança para quem circula pelo local.