Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeito garante aporte para recuperação da Santa Casa

19/12/2018 18h44 - Atualizado em 19/12/2018 18h47

Prefeito garante aporte para recuperação da Santa Casa

Convênio garante recurso para aquisição de aparelho de ressonância magnética e incremento no repasse financeiro para habilitação de mais 25 leitos

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

O empenho do prefeito Roberto Naves ao buscar apoio do Governo Federal garantiu para Anápolis mais um benefício na área da saúde. Nesta quarta-feira, 19, Roberto, acompanhado pelos ministros da Saúde, Gilberto Occhi, e das Cidades, Alexandre Baldy; assinou convênio que disponibiliza R$ 3,5 milhões para a compra de um aparelho de ressonância magnética, além da habilitação de 25 leitos na Santa Casa de Misericórdia, no valor de R$ 1,8 milhão por ano – R$ 148 mil por mês. Os recursos serão agregados aos R$ 100 mil, valor que já é repassado mensalmente pela Prefeitura de Anápolis.

Durante a assinatura do documento, que aconteceu no auditório da Santa Casa, Alexandre Baldy contou que foi a insistência do prefeito que assegurou a vinda desses benefícios para Anápolis. “Roberto nos ajudou a resgatar esse compromisso que seu antecessor não fez com a mesma colaboração, quando houve a expansão da unidade para o antigo Colégio Carmo. Na época, absolutamente nada foi feito para contribuir com a adequação dos leitos”, contou o ministro das Cidades. “Há duas semanas recebi Roberto Naves em Brasília, que nos ajudou a viabilizar este orçamento para 2019. Ele sempre teve responsabilidade com os recursos públicos e agora está possibilitando esse repasse. Fico muito feliz por isso”, finalizou.

Na ocasião, Gilberto Occhi afirmou que esta ação influenciará consideravelmente no atendimento à população do município e região. De acordo com ele, o recurso já está em caixa e o próximo passo é a licitação para a aquisição do aparelho de ressonância, que deve ser feita pela Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), mantenedora da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Urgência de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana). “Iremos deixar esta verba em restos a pagar, ou seja, não será cancelada quando o novo presidente assumir seu cargo”, esclareceu o ministro da Saúde.

Occhi também garantiu que Anápolis está dentro do programa de expansão de Radioterapia. A ação consiste na distribuição de 100 aceleradores nucleares lineares para cidades específicas do País. “Vocês serão contemplados com um equipamento muito moderno e preciso que exigirá menos sessões de radioterapia que o comum. É uma grande conquista”, finalizou.

É público que a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis passa por uma crise financeira, por isso que o prefeito Roberto Naves afirma que a instituição precisa de apoios como esses para se reestruturar. “Fizemos isso buscando apoio junto ao ministro Baldy, que tem influência em Brasília e que sensibilizou o ministro da Saúde. Nós iremos ajudar a recuperar essa história, estamos juntos nessa causa”, afirmou o prefeito.

Prefeito garante aporte para recuperação da Santa Casa