Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeito Roberto Naves participa da inauguração da nova ala de radiologia da Unidade Oncológica de Anápolis

06/10/2017 18h28 - Atualizado em 06/10/2017 18h40

Com espaço ampliado, novos equipamentos foram adquiridos e aumentou-se a capacidade de atendimento

Como parte da campanha Outubro Rosa – prevenção ao câncer de mama -, a Unidade Oncológica de Anápolis (UOA) inaugurou na tarde desta sexta-feira, 6, sua nova ala de radiologia reformada e ampliada. No espaço, que passou de 90m² para 176m², foram instalados novos equipamentos de Raio-X, mamógrafo e um digitalizador de imagens radiológicas. “Amplia-se a capacidade de atendimento e a qualidade do serviço oferecido, o que representa um ganho inestimável para Anápolis”, afirmou o prefeito Roberto Naves.

O prefeito compareceu ao evento acompanhado do deputado federal Jovair Arantes, autor de emendas parlamentares que destinaram recursos para a aquisição dos novos aparelhos. Nos próximos meses vão ser instalados, também, tomógrafo e ultrassom. O deputado ressaltou o trabalho feito pela bancada goiana no Congresso com o objetivo de beneficiar entidades que prestam importantes serviços para a sociedade, como é o caso da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), mantendora da UOA.

A diretora técnica da unidade, Keyci Shizue Ito Tabata, explica que com a inauguração, o mamógrafo – que estava desativado desde março – volta a funcionar. Segundo ela, a UOA tem capacidade para realização de até 30 exames mamários por dia. “Com essas novas máquinas temos condições de oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos”, afirmou.

O presidente da ACCG, Paulo Moacir de Oliveira Campoli, destacou que a Unidade Oncológica de Anápolis Dr. Mauá Cavacante Sávio atende, além da população anapolina, mais 63 municípios da região centro-norte de Goiás. “Esse novo espaço beneficia muita gente, daí sua importância para nós”, disse. Nessa reforma e ampliação, informou ele, foram investidos R$ 300 mil, recursos da própria ACCG.

Parceria

A Prefeitura é parceira da unidade realizando exames de mama no Cais Mulher e também com a Casa Amparo destinada a acolher pacientes de outros municípios sem condições financeiras de permanecer na cidade. No local, recebem três refeições diárias, repouso, banheiros, espaço de convivência e atividades lúdicas. O prédio foi construído pela Igreja Batista Central de Anápolis.

Unidade Oncológica

A Unidade Oncológica de Anápolis (UOA) foi inaugurada em 20 de dezembro de 1994. É uma unidade ambulatorial de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, mantida pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás, que atende pacientes de Anápolis e toda região nordeste do Estado de Goiás.

O atendimento na unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h às 18 horas. A UOA oferece serviços como consultas ambulatoriais, radioterapia, quimioterapia, cirurgias ambulatoriais, exames radiológicos, citológicos e laboratoriais. Desde 2009, o Setor de Imagem oferece para os pacientes da UOA os exames de raio-x, mamografia e ultrassom.

Além do atendimento médico, todos pacientes dispõem dos serviços de apoio como assistência social, nutrição, fonoaudiologia e psicologia. Já os serviços de odontologia e de fisioterapia são garantidos por uma parceria com a UniEvangélica que atende os pacientes da UOA no Centro Universitário.