Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeito Roberto Naves debate sobre o papel das inovações tecnológicas para uma gestão pública eficiente

25/10/2017 21h08 - Atualizado em 26/10/2017 11h49

O tema foi discutido durante abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou com palestra da conferencista Célia Marçola

Com objetivo de debater acerca da importância das inovações tecnológicas na administração pública quando fomentam qualidade nos serviços prestados à sociedade, a Prefeitura de Anápolis realizou na terça-feira, 24, no auditório do Senai, a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na oportunidade foi ministrada uma palestra com o tema: “Inovações tecnológicas na Administração Pública”, pela conferencista Célia Marçola, formada em Administração e Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, e os internautas puderam enviar perguntas à palestrante e ao prefeito Roberto Naves, que foram respondidas em um bate-papo descontraído.

Segundo o prefeito Roberto Naves, a tecnologia quando bem utilizada pode revolucionar o modo como as instituições públicas atendem a sociedade. “A palavra tecnologia teve sua definição muito ampliada nos últimos tempos. A pergunta é: qual é o limite da tecnologia? Desde que assumimos a Prefeitura de Anápolis a inovação tem sido prioridade, e isso fica claro com as facilidades que o Portal do Cidadão vem trazendo para toda a população”. Às vezes o investimento em inovação tecnológica pode ser alto, mas a economia e os benefícios que traz são incomparáveis, destacou o prefeito.

O Portal do Cidadão proporciona à população anapolina, de forma facilitada, serviços como parcelamento de dívidas, emissão de certidões, alteração de cadastros, tudo isso sem fila e sem burocracia, proporcionando a otimização dos serviços públicos, economia, transparência, agilidade e praticidade.

A utilização da tecnologia na gestão não para por aí, com o objetivo de inovar e otimizar a comunicação interna, foi desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação um informativo interativo chamado Educação Conectada, que traz informações sobre notícias relacionadas à educação. Esse informativo é envidado de forma individualizada para os servidores da educaçãoa partir de um banco de dados com e-mails e números de whatsapp, e pode ser acessado pelos professores e servidores administrativos tanto da forma tradicional, quanto em plataforma online, já que também é formatado para ser visualizado como uma revista eletrônica.

Segundo a professora Célia Marçola, é importante que os governos se atentem para a necessidade de investir em inovação. “Eu fiquei impressionada quando cheguei aqui, porque é uma equipe jovem, com pensamentos novos e focada em trazer novidades. Fico feliz que municípios como Anápolis estejam promovendo esse debate que é essencial para todos”, destacou.