Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura amplia atendimento ao empreendedor

12/04/2019 12h09 - Atualizado em 12/04/2019 12h14

Prefeitura amplia atendimento ao empreendedor

Projeto oferece suporte gratuito e descentralizado ao empresário

Foto: Renato Lopes - Ascom
A Fábrica do Empreendedor inaugurou novo formato na tarde desta quinta-feira, 11, com a presença do prefeito Roberto Naves. Responsável por mais de mil atendimentos ao mês, o projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo ficou maior, disponibilizando novos pontos de atendimento ao cidadão. Os serviços também foram ampliados. Agora, além da formalização, o espaço também oferece qualificação e acompanhamento de perto dos negócios.

"Primeiro, desburocratizamos a formalização, depois oferecemos a capacitação, mas o sucesso ainda não está garantido. Por isso, vamos também acompanhar diariamente estas pessoas, em prol da saúde financeira da empresa e da continuidade de suas conquistas”, disse o prefeito, que não deixou de mencionar a importância das parcerias com diversas instituições, o que viabilizou o incremento nos serviços da Fábrica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Baldy, adiantou que será consolidado, em breve, mais um ponto de atendimento do projeto, desta vez no Shopping Jaiara. A sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) também passa a contar com espaço exclusivo para atendimento dos empreendedores, oferecendo todos os serviços da Fábrica na sede da instituição.

O discurso está virando ação, de acordo com o presidente da Acia, Anastacios Apostolos Dagios. “É a primeira vez que a Prefeitura estabelece parceria conosco, há tempos buscamos a cooperação em prol do desenvolvimento da região. Estamos nos sentindo atendidos, mas precisamos continuar avançando com as ações”, comenta.

Saída para a crise
Adriano Baldy defende que, em um cenário nacional com mais de 12 milhões de desempregados, é necessário transformar a cultura do emprego na do empreendedorismo. “A partir da qualificação, em projetos como a Fábrica de Empreendedor, o cidadão tem a capacidade de mudar sua realidade, trabalhando e gerando renda, de maneira formalizada, usufruindo de todos os benefícios que isso traz”, explica.

Sobre a Fábrica
Os serviços da Fábrica são gratuitos e têm como público alvo tanto os microempreendedores individuais (MEI) quanto as micro e pequenas empresas (MPE). Focado na potencialização de resultados, com ganhos de competitividade para as empresas anapolinas, o projeto coloca este público em contato com as realidades de mercado, alternativas operacionais e de gestão, otimização de tempo e recursos, além de oferecer aperfeiçoamento de processos internos de organização e controle.

Pontos de atendimento:
Sede da Fábrica de Empreendedor -- das 7 às 19 horas --, no Feirão Coberto do Bairro Jundiaí (Rua Visconde de Taunay, nº 380. Telefone: 3902-1057. E-mail: semdeat@anapolis.go.gov.br)

Mercado Municipal -- R. Gen. Joaquim Inácio - St. Central.

Mercado do Produtor -- Av. Pres. José Sarney, 150 - St. Sul Jamil Miguel.

Sede da Acia -- R. Manoel D'abadia, 335 - St. Central.

Serviços gratuitos:
➢ Orientação, abertura e baixa de MEI.
➢ Informações sobre vigilância sanitária e sobre alvará de funcionamento.
➢ Pesquisa de CNPJ, CEP e título de eleitor.
➢ Emissão de multas, boletos, declarações e códigos de acesso.
➢ Alteração de dados e parcelamento.
➢ Isenção de taxas de INSS.
➢ Orientação para acesso a serviços e créditos financeiros.
➢ Orientação para benefícios previdenciários (aposentadoria por idade, salário
maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão, aposentadoria por invalidez e pensão
por morte).
➢ Atendimentos de feirantes permissionários.

Benefícios aos empreendedores de Anápolis:
➢ Atendimento completo ao empreendedor, auxiliando na formalização, regularização, capacitação e acompanhamento durante a organização do negócio.
➢ Capacitação de novos empreendedores que estão fora do mercado de trabalho e queiram empreender.
➢ Qualificação de empreendedores através da oferta de cursos com certificação, em parceria com a UEG – Universidade Estadual de Goiás, Sebrae, Itego, Senar e Sindicato Rural.
➢ Oferta de consultorias dirigidas através do programa de mentoria à distância da PROIN-UEG.
➢ Acompanhamento dos empreendedores por alunos de graduação em Administração, orientados por professores e executado via WhatsApp.

Prefeitura amplia atendimento ao empreendedor