Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura capacita servidores para focar na Saúde do Trabalhador

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

30/04/2019 17h05 - Atualizado em 30/04/2019 17h16

Prefeitura capacita servidores para focar na Saúde do Trabalhador

4º Simpósio em Saúde do Trabalhador aconteceu nesta terça-feira, 30, no auditório do Senac

Foto: Gislaine Matos - Dircom

Rotina de trabalho estressante. Dores intensas por ficar muito tempo na mesma posição. Isso é familiar? Então fique atento, porque pode indicar que você deve começar a cuidar da sua saúde, uma vez que o seu dia a dia no trabalho pode comprometê-la. Sabendo disso, a Prefeitura de Anápolis conta o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que nesta terça-feira, 30, promoveu o 4º Simpósio em Saúde do Trabalhador, no auditório do Senac, em alusão do dia 1º de maio.

Durante o evento, aconteceram palestras e orientações sobre a saúde e agravos de notificação compulsória para profissionais, estudantes e público em geral. O objetivo, além de celebrar a data, foi ressaltar a necessidade de ter boas condições de trabalho para manter a saúde física e mental, além de promover o bem-estar nas tarefas do dia a dia.

Para tanto, os profissionais que atuam na rede municipal de saúde participaram de uma palestra com o coordenador geral da Saúde Pública do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Perusso, sobre a importância do Cerest, e como fazer um atendimento eficiente à população. “No Brasil não há cultura de promoção da saúde dos trabalhadores. É importante notificar os casos e sempre perguntar para o paciente com o que ele trabalha. Assim é possível identificar uma série de problemas do indivíduo e do seu ambiente de trabalho”, orientou o especialista em Saúde Pública.

Ao longo do dia, os participantes também assistiram palestras sobre Acidentes Operacionais por Queimaduras, com o Dr. Leonardo Rodrigues da Cunha; Saúde Mental do Trabalhador, com a Dra. Ana Paula Mizuno Mahmud; e Patologias Acometidas por Trabalhadores, com a Dra. Isneyde dos Santos D’Costa. Além disso, eles contaram com atendimento da FisioEDA, que disponibilizou aparelhos de massoterapia que trabalham com a técnica japonesa shiatsu -pressão nos pontos vitais, ativando a energia interna do corpo.

“Assim como o profissional, o empregador precisa se conscientizar que se seus funcionários precisam estar inseridos em um ambiente salubre. Isso faz uma grande diferença”, comentou a coordenadora do Cerest, Miriam Gomes, durante o evento.

Atendimento
O Cerest possui equipe multidisciplinar e está sempre promovendo ações que possam melhorar as condições de trabalho, com o objetivo de prevenir acidentes e circunstâncias que possam resultar em afastamento. O atendimento é pensado especificamente para cada público e envolve situações de seu cotidiano com alertas e apoio profissional.

Dentre os serviços oferecidos pela unidade estão o acompanhamento do profissional; atividade educativa em saúde do trabalhador; consulta médica; consulta médica com especialista em saúde do trabalhador; vigilância e notificações; visitas institucionais; dentre outros. Por mês, a unidade soma mais de mil atendimentos.

Para agendar uma palestra, entre em contato com a equipe do Cerest pelo telefone (62) 3902-2498.

Local: Cerest – Rua 7, s/n, Bairro Boa Vista.

Prefeitura capacita servidores para focar na Saúde do Trabalhador