Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura e Acia inauguram Praça dos Expedicionários revitalizada

12/07/2018 17h20 - Atualizado em 12/07/2018 17h36

Prefeitura e Acia inauguram Praça dos Expedicionários revitalizada

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

A Praça dos Expedicionários, no Centro, é o exemplo concreto de que parcerias público-privadas dão mesmo certo. Na manhã desta quinta-feira, 12, ela foi entregue à população após obras de revitalização realizadas pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), entidade que abraçou o projeto da administração municipal “Adote uma praça”. A praça que, durante anos, serviu como depósito de carros apreendidos, prejudicando o trânsito no local, agora, pode ser utilizada como espaço de convivência.

O evento preparado para a inauguração foi também de celebração dos 102 anos do capitão Waldyr O’Dwyer, que é um dos expedicionários que lutaram na 2ª Guerra Mundial, homenageados na praça e um dos poucos que ainda estão vivos. “Estarei sempre presentepara ajudar no que for preciso. Sinto-me em casa e muito mais anapolino, apesar de ser há bastante tempo. Essas homenagens e essa praça cheia, não poderiam ser mais honrosa para um cidadão . Nunca imaginei que poderia receber um agradável tão agradável e tão participante”, disse o capitão O’Dwyer durante o seu discurso.

Atualmente ele é um dos principais empresários anapolinos, além de ter recebido o título de membro honorário da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Norte-Americano (Itália). O secretário de Meio Ambiente, Wederson Lopes, ressaltou que o capitão Waldyr é uma referência de amor e paixão pela nação brasileira e por Anápolis.

Sobre o “Adote uma praça” o secretário reconheceu ainda que, sozinho, o Executivo não conseguiria realizar todos os serviços de manutenção e revitalização de espaços públicos em um tempo hábil. “Temos a mentalidade de uma gestão moderna que faz parcerias sem vaidades, pensando sempre no bem da cidade e da população anapolina.

E acrescentou: “Já conseguimos realizar a revitalização e a manutenção de várias praças e canteiros em um curto espaço de tempo com este programa”, contou o secretário Wederson Lopes, que representou o prefeito Roberto Naves que passou no evento para cumprimentar o homenageados e as autoridades presentes, mas precisou ir à Goiânia para participar de uma reunião.

A solenidade contou com a presença dos familiares do capitão Waldyr, autoridades municipais, estaduais e militares, além da participação da Banda do Exército Brasileiro e do Tiro de Guerra de Anápolis.

Adote uma Praça

Com este projeto, qualquer entidade civil ou pessoa física pode assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas verdes públicas do município. Dessa forma, a população conta com espaços em bom estado de conservação para o lazer, as empresas fazem publicidade porque terão seus nomes em placas indicando que elas fazem parte deste projeto, e a Prefeitura economiza na sua receita. Podem ser adotadas praças, parques, canteiros centrais e trevos das entradas da cidade.

Na última semana, a Brainfarma adotou o Parque Ipiranga, no Jundiaí, e a MRV Engenharia a Praça Bartolomeu Nunes de Oliveira, na Vila Jaiara. Além dessas duas empresas e a Acia, a Realiza Construtora adotou um canteiro central na entrada da Vila Formosa, que está sendo transformado no primeiro pocket park da cidade.

Prefeitura e Acia inauguram Praça dos Expedicionários revitalizada