Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura entrega certificados de cursos de informática

11/09/2018 10h45 - Atualizado em 11/09/2018 11h01

Prefeitura entrega certificados de cursos de informática

A administração municipal oferece capacitação na área de inclusão digital e qualificação profissional, gratuitamente, em várias regiões da cidade

Aparecida Cinaco dos Santos, 34, e Marcilene Martins Ferreira, 23, têm histórias semelhantes. Ambas estão desempregadas, trabalharam, dentre outras ocupações, com serviços gerais, não têm cadastro no Serviço Nacional do Emprego (Sine) e nunca fizeram curso de computação. As duas apostam que agora novas portas irão se abrir. Elas acabaram de concluir o curso de Informática Básica ministrado pela Prefeitura de Anápolis no Telecentro da Casa Brasil, instalado no Parque Residencial das Flores.

Além de contar com a ajuda do instrutor para se cadastrarem no Sine Fácil, aplicativo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho para facilitar o acesso dos trabalhadores às vagas de emprego, elas já confirmaram presença nos cursos de gestão e novas tecnologias, que serão ministrados no próximo mês no Centro de Formação Profissional (Cenfor), localizado em frente ao Telecentro Casa Brasil. “O curso foi muito bom. Tenho certeza que vai abrir muitas vagas de emprego. Quero continuar aprendendo”, aposta Aparecida Santos.

O curso, que teve início em agosto, com aulas diárias, e se encerrou na segunda-feira, dia 10, teve como proposta apresentar o computador aos alunos, seus softwares e hardwares; seus diferentes programas e ferramentas, assim como os editores de texto, as planilhas eletrônicas, o gerenciamento de e-mails, a navegação na internet, a digitação, dentre outros.

Adolescentes

Além do curso para adultos, o Telecentro Casa Brasil ministrou também neste período aulas para os adolescentes da região. E este primeiro contato com o computador já despertou talentos. Mateus Lopes da Silva, 14, João Lucas Germano, 14, Kayo Alves, 15, e Marcos Vinicius Teles, 17, já decidiram a carreira que querem seguir: Ciências da Computação ou Desenvolvimento de Sistemas. “Quero trabalhar com tecnologia”, ressaltou Mateus Lopes da Silva.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Tânia Aparecida da Silva, que entregou os certificados aos concluintes, está sendo cumprida a proposta do prefeito Roberto Naves, que é de dar oportunidade de qualificação profissional e, ao mesmo tempo, investir em ações voltadas à intermediação da mão de obra. “Diariamente temos mais de 300 vagas disponíveis no Sine, e estamos qualificando jovens e adultos para preencherem estas vagas”, destacou a secretária.