Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura entrega mais de 30 mil kits de higiene

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

08/06/2019 14h31 - Atualizado em 08/06/2019 14h36

Prefeitura entrega mais de 30 mil kits de higiene

Produtos são distribuídos em toda a rede municipal de ensino e profissionais orientam os alunos

Foto: Bruno Velasco - Dircom

Cuidar dos dentes é algo que precisa aprender desde cedo. Logo que os primeiros dentinhos começam a aparecer. Por isso a Prefeitura de Anápolis, por meio dos programas Escovação e Saúde na Escola, está distribuindo 30 mil kits de higiene bucal em todas as unidades que compõem a rede municipal de ensino.

E não só os pequenos que recebem não. Foram adquiridos kits infantis e adultos para alcançar todas as idades. “Até o momento já distribuímos mais de 30 mil”, frisa a coordenadora de Saúde Bucal, Núbia Peres. Cada kit contém uma escova, pasta e fio dental.

O trabalho de entrega dos kits é acompanhado de instruções e orientações sobre a escovação. Os odontólogos e auxiliares de saúde bucal das unidades de saúde próximas as escolas fazem a distribuição e ensinam como utilizar os produtos de higiene bucal. “Saber escovar faz toda a diferença na saúde bucal”, frisa a coordenadora.

Ela acrescenta que esse trabalho feito na escola é fundamental por ser um ambiente de aprendizado e os professores acabam se tornando multiplicadores dessa rotina saudável. “É um trabalho que envolve escola, família e a atenção à saúde e traz resultados excelentes”, destaca Núbia Peres.

O Escovação é apenas um dos programas executados pela coordenação de Saúde Bucal da Prefeitura de Anápolis. A rede de odontologia do município ainda conta com o programa Dente São, de Atendimento em Domicílio (para acamados e com dificuldade de locomoção), Prevenção ao Câncer de Boca e Saúde Bucal da Gestante e do Bebê.

Atendimento
A saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde pode ser dividida em três estágios. O acompanhamento básico e preventivo que é feito por 74 equipes compostas por um odontólogo e uma auxiliar de saúde bucal que executam nas unidades de saúde procedimentos mais simples como restaurações extrações simples, limpeza, orientações, entre outros.

Existe também a atenção especializada que é oferecida nas duas unidades  dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) localizadas no Bairro Maracanã e na Vila Jaiara. São 18 odontólogos especialistas e 47 auxiliares de saúde bucal que realizam procedimentos mais complexos como endodontia, periodontia, odontopediatria, buco-maxilo-facial, prótese e atendimento a pacientes com deficiência.

Tem também duas unidades que funcionam em sistema de plantão, além do consultório na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h que funciona das 7 h às 3h. Os postos de urgência e emergência odontológica ficam no CEO da Vila Jaiara, com funcionamento todos os dias de 7h às 24, e no CEO do Maracanã, no mesmo horário, menos aos domingos.

Serviço
Coordenação de Saúde Bucal - Secretaria Municipal de Saúde
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Professor Roberto Mange, nº 152, 4º andar, Centro.
Telefone: 3902-2711

Prefeitura entrega mais de 30 mil kits de higiene