Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura entrega viaduto entre a Brasil e Amazílio Lino

23/04/2018 11h45 - Atualizado em 23/04/2018 14h43

Prefeitura entrega viaduto entre a Brasil e Amazílio Lino

Obra que estava parada foi retomada e concluída pela atual gestão e vai desafogar o trânsito na região

Foto: Daniel Carvalho - Ascom
Em 16 meses de governo, a atual gestão concluiu as principais etapas do Plano de Mobilidade Urbana, iniciado na gestão passada e que estavam com as obras paralisadas. Na manhã desta segunda-feira, 23, foi entregue o segundo viaduto, entre a Avenida Brasil e Rua Amazílio Lino de Souza, que recebeu o nome do empresário Ildefonso Limírio Gonçalves. O primeiro, entre as avenidas Brasil, Goiás e Barão do Rio Branco, foi liberado em agosto do ano passado pelo prefeito Roberto Naves.
Com a entrega de mais essa etapa, a Prefeitura soluciona um gargalo do trânsito de Anápolis, já que, de acordo com o projeto, 50% do fluxo de veículos que passa pelo cruzamento será desafogado. "Estamos muito felizes em terminar mais uma obra parada do nosso município. Uma obra importante para o trânsito da cidade e que vai melhorar a qualidade de vida da população", disse o prefeito.

Roberto Naves ainda acrescentou que o plano de mobilidade é bem mais complexo e amplo e que, com essa entrega, algumas frentes de trabalhos poderão ser abertas e outras intensificadas, caso da terceira pista da Avenida Brasil Norte. "Após estudos e consultas optamos por abrir menos postos, porém com mais celeridade e efetividade. Vamos intensificar a Brasil Norte e faremos, em breve, uma intervenção entre a Brasil e a Goiás para implantação de galerias de águas pluviais", explicou o prefeito, informando que a previsão para conclusão de todo o plano de mobilidade urbana é para o final do mês de setembro.

O complexo de obras é uma parceria entre Prefeitura de Anápolis e Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, no valor de R$ 74 milhões. O titular da pasta, ministro Alexandre Baldy, compareceu à entrega do viaduto e afirmou que é uma satisfação ver a seriedade com que a atual gestão encarou o projeto que estava parado e que tanto contribui com o desenvolvimento do município. "É um investimento importante para a cidade e, como Governo Federal, ressaltamos o esforço e a competência do prefeito Roberto Naves na continuação desse projeto", declarou Baldy.

O ministro das Cidades agradeceu ainda em nome da família do homenageado, Ildefonso Limírio Gonçalves, que era avô de sua esposa. "Para toda a família é uma grande alegria. Ele foi um grande homem, empreendedor e que contribuiu muito para o desenvolvimento de Anápolis", ressaltou. O prefeito também se manifestou sobre a importância da homenagem. "Foi uma grande pessoa que prestou um grande serviço para a cidade", disse Roberto Naves se referindo a Ildefonso Limírio Gonçalves.

Estrutura
Medindo cinco metros de altura, o viaduto tem a extensão total de 185 metros, incluindo as rampas. A parte superior mede 40m x 14,80m. A obra remete aos padrões rodoviários e pode suportar tráfego pesado de veículos de carga e de passageiros.

Toda a sinalização horizontal e vertical foi concluída e a iluminação, com lâmpadas modernas de LED, já está funcionando. Também foi feito o plantio de grama no canteiro central e realizado o alargamento das pistas nos encabeçamentos sul e norte. Dentro de 30 dias haverá a substituição do asfalto das alças laterais e a instalação de bocas de lobo que compõem a drenagem.

Alterações
E para garantir máximo de eficiência no escoamento de veículos nas imediações, a Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, vai realizar alterações no sentido de algumas vias que cortam a região.
Durante o final de semana que antecede o feriado de 1º de maio, as avenidas Radial Sul e Presidente Vargas, bem como as ruas Alfredo Nasser e Amazílio Lino, terão o fluxo invertido. As mudanças vão diminuir o tempo semafórico para quem passar por baixo do viaduto e trazer maior sincronia para o trânsito.

Prefeitura entrega viaduto entre a Brasil e Amazílio Lino