Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura lança obra do Centro-dia do Idoso

05/12/2018 12h10 - Atualizado em 05/12/2018 12h15

Prefeitura lança obra do Centro-dia do Idoso

O local vai dispor de área construída de 344, 75 metros quadrados com salas de repouso, de atividades coletivas e individuais, ambulatório e academia

Acontece nesta quinta-feira, 6, às 9h, assinatura da ordem para início das obras do Centro-dia do Idoso, serviço que oferece proteção e cuidado a pessoas acima de 60 anos queresidem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em suas casas. O local vai dispor de área construída de 344, 75 metros quadrados com salas de repouso, de atividades coletivas e individuais, ambulatório, academia e refeitório. Há também espaço para o cultivo de quatro hortas. Esta é uma iniciativa encampada pela vereadora Vilma Rodrigues, falecida em março deste ano, e que foi abraçada pelo prefeito Roberto Naves.

O Centro-dia do Idoso vai ser coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e ocupará área municipal localizada no setor Vila Esperança. Com investimento da ordem de R$ 784 mil, a obra conta com recursos repassados pelo governo estadual - R$ 600 mil – e contrapartida do município. O prefeito Roberto Naves afirma que é uma das prioridades de sua gestão o fortalecimento das políticas públicas de assistência social em todas as áreas. “Temos trabalhado fortemente nesse sentido e estamos atentos ao fato de que à medida que aumenta a população idosa, cresce a necessidade de serviços de atendimento especializados e de profissionais cuidadores”, destaca.

O Brasil caminha para se tornar a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. Temos hoje no país cerca de 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2050 serão 64 milhões, ou seja, 30% da população.

Como funciona

O Centro Dia do Idoso é um serviço destinado à atenção diurna (funcionando, em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), explica a secretária interina de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizânia de Freitas Lobo. É seu objetivo não apenas a proteção, mas também a melhoria da qualidade de vida e a manutenção da autonomia da pessoa idosa, a prevenção do acolhimento em instituição de longa permanência, a melhoria das condições de vida dos familiares (que passam a contar com suporte para o cuidado de seus parentes idosos, sem que isto represente a perda de vínculos) e a diminuição da sobrecarga de trabalho dos cuidadores domésticos.

Classificado pelo Conselho Nacional da Assistencia Social com um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, o Centro Dia do Idoso caracteriza-se como um espaço para atender idosos que possuem algumas limitações para a realização das atividades da vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene; que não possuem comprometimento cognitivo severo ou que apresentam perdas cognitivas leves ou moderadas; que na maioria das vezes ainda residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em seus domicílios.

O Centro Dia do Idoso deve funcionar como programa especificamente estruturado para esse fim, em espaço adaptado à natureza de suas atividades. Ele difere do Centrode Convivência por ter caráter reabilitador e protetivo, e não apenas de convivência e lazer

Assinatura da ordem de serviço para início das obras do Centro-dia do Idoso
Data: 6 de dezembro
Local: Rua Riachuelo esquina com Travessa 2 – Vila Esperança