Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura lança projeto para estimular proteção de animais silvestres

06/11/2018 11h29 - Atualizado em 06/11/2018 11h34

Prefeitura lança projeto para estimular proteção de animais silvestres

O projeto “Lugar de Animal Silvestre é na Natureza” será lançando nesta sexta-feira, 9, a partir das 9h, no auditório do Parque Ambiental Ipiranga

Cerca de 100 animais silvestres são resgatados mensalmente em Anápolis, de acordo com registros do Centro Voluntário de Reabilitação de Animais Selvagens (Cevas). Diante desta realidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criou o projeto “Lugar de Animal Silvestre é na Natureza”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o papel de cada ser vivo para o equilíbrio e manutenção do ecossistema. O lançamento do projeto acontecerá nesta sexta-feira, 9, a partir das 9h, no auditório do Parque Ambiental Ipiranga, no bairro Jundiaí. A entrada é gratuita.

O trabalho de conscientização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente será contínuo em escolas, empresas e instituições que tiverem interesse. Para solicitar uma visita, é só entrar em contato pelo telefone 3902-1069.

A idealizadora do projeto é a coordenadora de Fauna da Prefeitura de Anápolis, Elisângela Sobreira, que teve a ideia após moradores do Bairro de Lourdes se assustarem com um macaco guariba de um metro de comprimento passar dias caminhando sobre os telhados de algumas casas da região. De acordo com ela, os animais silvestres que mais são encontrados no perímetro urbano da cidade são aves de espécies raras. “Isso acontece devido ao desmatamento, atropelamentos e tráfico de animais”, explica.

Para combater esses males, o projeto inclui palestras sobre a captura e venda de animais silvestres, seus direitos e leis de proteção criadas para garantir o equilíbrio do ecossistema. Para agregar o debate, participarão representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Corpo de Bombeiros, Procuradoria do Município, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assustos Metropolitanos (Secima), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), UniEVANGÉLICA, Faculdade Metropolitana de Anápolis (Fama) e Faculdade Anhanguera.

Serviços:

Lançamento do projeto “Lugar de Animal Silvestre é na Natureza”

Data: 9 de novembro de 2018 (sexta-feira).

Horário: 9h

Local: auditório do Parque Ambiental Ipiranga – Avenida Professora Zenaide Roriz, s/n, bairro Jundiaí.

Contato: 3902-1069

Programação:

9h - Abertura com música ao vivo (Roberto Brenner)

9h30 - Palestra: "Importância da Fauna para Equilíbrio do Ecossistema" - Dra. Elisângela Sobreira (Semma)

10h - Palestra: "Leis de Proteção Animais" - Dra. Claudia Gontijo (OAB)

10h30- Plaestra: "Tráfico de Animais Silvestres" - Dr. Leo Caetano (Ibama)

11h - Palestra: "Direito dos Animais" - Dra. Patrícia Sobreira (TJ-GO)

11h30 - Palestra: "Zoonoses transmitidas por animais silvestres" -  Dra. Daniella Carpaneda (Secima)