Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura oferece curso gratuito para os agentes de viagem sobre emissão de vistos

04/08/2017 11h48 - Atualizado em 04/08/2017 11h51

Evento aconteceu no dia 2 de agosto, no Denali Hotel

Conseguir o visto para os Estados Unidos nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, promoveu um workshop que ministrado pelos representantes da Embaixada dos Estados Unidos, o vice-cônsul Sean Mckeating e a analista Andressa Morais, sobre solicitação de vistos. O evento que aconteceu na quarta-feira, 2, no Denali Hotel contou com  20 agências de turismo e/ou viagens inseridas no Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo, totalizando mais de 70 pessoas. O evento foi aberto pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Vander Lúcio Barbosa.

O Departamento de Estado administra o processo de visto de maneira rigorosa, porém justa no intuito de melhor proteger os Estados Unidos. Por isso nem sempre é tão fácil conseguir o tão sonhando visto. O segmento das agências e operadoras de viagens e turismo exerce um papel fundamental de intermediação de serviços turísticos, constituindo um dos principais elos da cadeia do turismo, entre os provedores de serviços (fornecedores) e consumidores finais (turistas).

Segundo a diretora de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Eva Cordeiro, mudanças recentes no turismo internacional e nas relações entre os atores do trade turístico, tem impactado fortemente nesse segmento. “Como a principal fonte de receita das agências brasileiras ainda é o comissionamento recebido de provedores e operadoras, elas são especialmente vulneráveis aos processos de desintermediação e de redução de comissionamento pagos pelas empresas aéreas, que é o cenário que se apresenta atualmente. Por isso, a qualificação se faz necessária para o setor”, disse.