Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura promove debate sobre uso seguro da internet

05/02/2019 16h07 - Atualizado em 05/02/2019 16h09

Prefeitura promove debate sobre uso seguro da internet

As rodas de conversa acontecem entre os dias 5 e 21 de fevereiro, nas unidades municipais de ensino e nos Serviços de Convivência

Foto: Santiago Plata - Ascom

Nesta terça-feira, 5, se comemora o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day - SID), que tem como objetivo chamar a atenção dos internautas para os perigos aos quais estão expostos no mundo virtual. Sabendo disso, a Prefeitura de Anápolis desenvolve, até 21 de fevereiro, uma série de atividades voltadas às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) durante o contraturno escolar. O trabalho é realizado pelas secretarias municipais de Educação, e Desenvolvimento Social, Emprego, Trabalho e Renda.

Os primeiros encontros aconteceram no SCFV do Setor Industrial Munir Calixto e da Vila Jaiara, na terça-feira, 5. O bate-papo entre os jovens, de 8 a 15 anos, e o embaixador do Youth@SID.br, Santiago Plata Garcês, foi pautado pelas armadilhas encontradas em jogos online, como jogadores que fazem perfis falsos para se aproximarem de crianças e adolescentes e conseguir informações pessoais. “Na internet, disponibilizamos vários dados que podem dizer muito sobre nós, como endereço, telefone, CPF, etc. Pessoas mal-intencionadas podem, facilmente, roubar essas informações e entrar na nossa intimidade. Procurem preservar a privacidade de vocês”, alertou Santiago.

Marcos Ramos, 14 anos, foi bastante participativo durante a conversa e se mostrou cauteloso na web, servindo como exemplo para os colegas. “Eu gosto de jogar o Free Fire [jogo mobile de ação e aventura], mas não deixo meus dados lá. Não coloco minha foto, minha idade, muito menos converso com quem eu não conheço”, contou o adolescente.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizania Lobo, esteve presente na abertura da roda de debates e orientou os jovens a aproveitarem melhor a internet. “Sei que vocês gostam de jogos e de assistir vídeos, mas a internet também é uma ótima ferramenta para estudos. Podemos explorar o melhor dela para o nosso crescimento pessoal”, sugeriu. “Vocês são mensageiros das coisas boas que aprendem, e, por isso, gostaria de pedir a cada um para passar à frente as dicas que aprenderam aqui”, completou Eerizania.

SID
Safer Internet Day é uma iniciativa que tem como objetivo envolver e unir a sociedade para a promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das tecnologias da informação e comunicação (TICs), nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede.

Com esta motivação, o Dia da Internet Segura, criado pela Rede Insafe, na Europa, reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno das ações, que podem acontecer entre janeiro e fevereiro, tanto online e quanto off-line.

Prefeitura promove debate sobre uso seguro da internet