Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura realiza ações para promover saúde mental

29/01/2019 11h33 - Atualizado em 01/02/2019 11h28

Prefeitura realiza ações para promover saúde mental

Encerramento da campanha acontece das 8h às 11h, na Praça Bom Jesus. Programação também aconteceu nos Caps e nas unidades da família

Foto: Renato Lopes - Ascom

Oficinas de artesanato, beleza, artes, música, atividades físicas, ações de saúde como aferição de pressão arterial, exame de prevenção de câncer de colo do útero, testagem rápida de IST/Aids e Hepatites B e C, atendimento em odontologia, serviço social e acolhimento. Tudo isso estará disponível nesta quarta-feira, 30, das 8h às 11h, na Praça Bom Jesus, no encerramento do Janeiro Branco, campanha de promoção e prevenção da saúde mental.

O evento reúne todas as ações realizadas ao longo do mês pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Uma das novidades no encerramento será a ‘Árvore dos Sentimentos, uma forma lúdica de discorrer sobre a saúde mental e o bem-estar. A proposta é convidar quem passa pelo local a falar sobre suas emoções de forma divertida e interativa.

A programação foi elaborada pela Gerência de Saúde Mental, em parceria com a Diretoria e Atenção Básica e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), nas unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Ambulatório de Saúde Mental. O encerramento conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Meio Ambiente.

Durante a campanha, equipes multidisciplinares executaram atividades para promover a saúde mental e também destacar a importância de zelar por ela. “O objetivo do Janeiro Branco é conscientizar a população sobre a necessidade e a importância de cuidar da saúde emocional, visto que as emoções interferem na nossa vida como um todo”, destaca um dos organizadores, o psicólogo Marco Aurélio da Silva Lima.

Nesta terça-feira, 29, a equipe do Nasf realizou ações educativas com foco na saúde mental na unidade do Parque Iracema. O mesmo trabalho também aconteceu nas unidades do Parque dos Pirineus, Vila União, Jardim Suíço e Bairro de Lourdes.

Detalhes
O mês de janeiro foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância de manter uma vida equilibrada, frisando a saúde mental e emocional. Busca ainda desmistificar o acompanhamento psicológico em casos de eventualidades mentais e emocionais.

A campanha surgiu em 2014, em Uberlândia (MG), e atualmente é adotada por entidades médicas de todo o Brasil. “É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos”, frisa o psicólogo Marco Aurélio Silva Lima.

Programação:

Dia 30/01 - 8h às 11h

Encerramento do Janeiro Branco - Praça Bom Jesus

Apresentações artísticas, ações esportivas, oficinas e demais cuidados de prevenção e conscientização