Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Prefeitura realiza programação para aproximar ciência e tecnologia da população

20/10/2017 17h43 - Atualizado em 20/10/2017 17h51

Prefeitura realiza programação para aproximar ciência e tecnologia da população

Exposição, palestra, videoconferência, mesa redonda são algumas das atividades organizadas para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A matemática está em tudo! Este é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, com ações simultâneas em todo país entre 23 e 29 de outubro. Em Anápolis, a Prefeitura propôs uma programação diversificada, que começa com o lançamento, na segunda-feira, 23, da exposição Quando a Astronomia e a Matemática se encontram no Cerrado (Astromat). A mostra, realizada em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e as prefeituras de Campo Limpo de Goiás e de Ouro Verde, acontece no Planetário Digital de Anápolis, das 8h às 22h, durante toda a semana.

Outra ação que acontece também na segunda-feira é uma videoconferência entre profissionais dos telecentros de Anápolis, Campinas, em São Paulo, e Piraí, no Rio de Janeiro. O tele-encontro está marcado para 14h, no Telecentro da Praça Americano do Brasil. Professores universitários e pesquisadores da área de tecnologia de Anápolis vão conhecer as experiências desenvolvidas nos Telecentros Comunitários dos Projetos Juventude Conectada, realizado pela Prefeitura de Campinas, e o Piraí Digital, da Prefeitura de Piraí.

Embora a programação comece na segunda, a abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 24, com palestra da professora Célia Marçola, no auditório do Senai, às 19h. Ela fala sobre “Inovações Tecnológicas na Gestão Pública”. Também serão apresentados vídeos que mostram as inovações tecnológicas que a Prefeitura de Anápolis tem realizado nessa gestão. À tarde, na Praça Americano do Brasil, das 8h às 20h, Exposição Itinerante da Astromat e Planetário Móvel com telescópios para observação solar.

Na quarta-feira, 25, acontece no Auditório do Senai, das 8h às 12h, a entrega dos prêmios da 1ª Olimpíada Digital de Anápolis, com participação das escolas. A Olimpíada foi promovida pela Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Educação com provas totalmente digitais. O melhor aluno de cada categoria será premiado com um tablet e a escola com maior pontuação entre seus alunos será premiada com uma Smart TV.

O tema

“A Matemática está em tudo” é o tema escolhido para a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A escolha baseia-se no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

Confira a programação completa