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11/06/2018 12h21 - Atualizado em 11/06/2018 14h04

Procon divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados

A pesquisa realizada pelo Procon Anápolis aconteceu entre os dias 6 e 7 de junho em 27 estabelecimentos comerciais da cidade

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

Nesta terça-feira, 12, comemora-se o Dia dos Namorados e para ajudar os apaixonados a agradar o seu (sua) companheiro (a) sem comprometer as finanças, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Anápolis), realizou um levantamento dos preços de 58 itens em 27 estabelecimentos comerciais da cidade. A pesquisa aconteceu entre os dias 6 e 7 de junho.

O produto que mais apresentou variação foi o tênis masculino, com 2906%. O menor valor encontrado foi R$ 49,90, sendo que, o maior foi R$ 1.499,00 – levando em consideração a diferença de marca e modelo. Já o produto com menor variação foi a TV 32 Smart, com 50%. O menor valor encontrado foi R$ 999,00, enquanto o maior foi R$ 1.499,00.

O levantamento foi realizado em comércios de médio e grande porte, escolhidos aleatoriamente em todas as regiões da cidade.  Devido à grande variedade estilos do mesmo produto, o parâmetro adotado foi o menor e maior valor encontrado, independente da marca e modelo. “Os preços refletem a realidade praticada no momento da coleta dos preços, podendo sofrer variações com a proximidade da data comemorativa”, considerou o titular da pasta, Robson Torres, que pontuou algumas orientações aos consumidores. Confira.

Orientações:

– Nota fiscal: exija sempre a nota fiscal. Ela é o comprovante da compra realizada e o usufruto dos seus direitos;

– Troca de produtos: é importante que o consumidor entenda que a troca é uma liberalidade da loja e não é obrigada a trocar um item que não esteja com problemas;

– Garantia legal: a garantia é aquela prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e qualquer loja e fabricante é obrigado a observá-la;

– Prazo da garantia: o código prevê dois prazos para o consumidor fazer a sua reclamação, sendo nos primeiros 30 dias para os produtos não-duráveis (calçados, roupas e brinquedos), e 90 dias para os duráveis (eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos e construções);

– Garantia contratual: se o fornecedor oferecer outra garantia (extendida) saiba que essa é uma garantia contratual, ou seja, é a liberdade do fornecedor oferecer, sendo importante que seja solicitado o Termo de Garantia, onde deve ter suas cláusulas expressas e claras. É necessário que esse termo seja devidamente preenchido, pois assim não haverá problemas no momento de usá-lo;

– Compras pela internet: caso opte por compras online, o consumidor terá o direito de se arrepender da compra e pedir o seu cancelamento, assim como a devolução dos valores pagos corrigidos monetariamente. Esse é o chamado direito de arrependimento, que tem de ser exercido no prazo de sete dias, contados da realização do contrato ou da chegada da mercadoria. Ao receber o produto, o consumidor deverá assinar o documento de recebimento, logo após conferir se está tudo de acordo com o que foi solicitado;

– Produto com defeito: a primeira providência a ser tomada é procurar o lojista ou fabricante e informar o ocorrido. A responsabilidade pelo produto apresentar problema de qualidade ou não é de ambos. Os fornecedores têm o prazo de 30 dias para sanar o defeito. Em caso de não ser respeitado esse prazo, o consumidor pode optar pela substituição por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, restituição da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço;

– Compra consciente: o consumidor deverá pesquisar preços, descontos e formas de pagamentos. Além disso, deverá questionar sobre juros e eventuais encargos e não gastar mais do que pode;

– Eletrodomésticos/eletrônicos: deve-se sempre pedir para testar o produto no próprio estabelecimento comercial. Desta forma não correrá o risco de comprar com defeito e ter de esperar 30 dias pelo concerto.

Pesquisa:

Artigos esportivos

Calçados

Eletrônicos

Floricultura

Perfumaria

Vestuário