Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Procon promove ações no aniversário de criação do Código de Defesa do Consumidor

12/09/2018 10h52 - Atualizado em 12/09/2018 10h56

As atividades visam orientar sobre os direitos e aproximar o consumidor anapolino do órgão

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 28 anos na terça-feira, 11, proporcionou o direito à informação, além do combate às práticas abusivas e à publicidade enganosa. Em alusão à data, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Anápolis) está intensificando, ao longo da semana, ações de orientação à população.

A equipe do Procon Móvel esteve na Praça Bom Jesus, no Centro, nesta terça-feira, 11,  para  orientar as pessoas no que diz respeito aos seus direitos. E o público mirim não ficou de fora. Um teatro de fantoches foi montado no local para explicar a questão de forma lúdica.

Na quarta-feira, 12, quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14, durante o horário comercial, serão realizadas palestras, na sede do Procon, para aqueles que por lá passarem. Há ainda a previsão da publicação de um decreto para normatizar questões que envolvem direitos dos consumidores em Anápolis.

Reclamações

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Robson Torres, as principais reclamações que chegam ao órgão envolvem instituições bancárias, como filas, juros abusivos, cobranças em duplicidade de valores relativos à manutenção de conta corrente, emissão de cheques e quantitativos de serviços.

“Temos um caso específico, onde o quadro de funcionários reduziu 50%, fazendo com que a qualidade do atendimento caísse consideravelmente. Como cabe a nós defender os consumidores, iniciamos um diálogo questionando o porquê desse cenário para que não haja nenhum prejuízo aos anapolinos”, contou.

Robson Torres explicou que quando um direito é ferido, o consumidor deve exigir uma cópia do CDC — que deve estar à disposição no estabelecimento — e tentar conversar com o representante da empresa. Caso não haja solução, o indivíduo deve ir ao Procon. “Lá iremos tomar todas as providências cabíveis”, afirmou o secretário.

Serviços:

Procon/Anápolis

Endereço: Rua Estrela do Sul esquina com a Av. Belo Horizonte, Vila Jussara.

Telefone: (62) 3902-1365 / Fax: (62) 3902-2028

E-mail: procon@anapolis.go.gov.br