Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Programa municipal incentiva alunos a cuidar do meio ambiente

26/02/2019 17h08 - Atualizado em 26/02/2019 17h10

Programa municipal incentiva alunos a cuidar do meio ambiente

Mais de 800 mudas de plantas nativas do Cerrado já foram plantadas em unidades da rede municipal de ensino por meio de projeto da Prefeitura de Anápol

Foto: Renato Lopes - Ascom

A rotina mudou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profª Cinthya Rodrigues Costa dos Santos, no Parque São Conrado. É que agora, todos os dias, as professoras tiram alguns minutos para levar as crianças ao pátio onde elas cuidam das 632 mudas plantadas recentemente pela Prefeitura de Anápolis. A ação faz parte do programa Pátiolindo, encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Grupo de Defesa Ambiental (GDA), que tem como objetivo justamente despertar o interesse das crianças pelo cuidado com a natureza e estimular o pensamento coletivo.

Embora recente, o programa já tem gerado resultados positivos. A diretora do Cmei, Edna Aparecida de Oliveira, contou que no momento em que os alunos estão regando e cuidando das plantas eles interagem melhor uns com os outros. “A cada dia semana uma turma diferente vem ao pátio. E já percebemos que eles estão desenvolvendo essa consciência e respeito. Eles dizem uns para os outros: ‘Não pode pisar, você precisa cuidar’ ou ‘Precisamos de sombra. Cuida direitinho senão elas morrem’. Eles até brigam menos quando estão aqui”, contou a educadora que acredita que a ação contribui muito para a formação das crianças.

A pequena Giulia Alves de Souza, 5 anos, adorou a nova atividade. “Se não molhar, elas ficam secas, morrem e não tem mais plantinhas ‘para sempre’. Daqui uns dias elas vão fazer sombra para a gente ficar sentado, ler livro, brincar e contar historinha” afirmou a aluna do Jardim II.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente ainda teve o cuidado de plantar apenas mudas de espécies nativas do Cerrado, entre elas: cagaitas, bananeiras, pitomba, oiti, sibipiruna, entre outras. “A escolha depende de como é o solo da unidade de ensino. Se é muito úmido, colocamos plantas que irão drená-lo, como é o caso da bananeira”, explicou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis, Antônio Zayek. “Além de criarmos ambientes mais bonitos e agradáveis, estamos trazendo o convívio com verde para dentro das escolas”, completou.

Pátiolindo
A ação, realizada aos sábados – quando não há aula –, já aconteceu na Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto e no Cmei Profª Cinthya Rodrigues Costa dos Santos, onde aproximadamente 850 mudas já foram plantas pelas equipes que fazem o serviço voluntariamente.

Programa municipal incentiva alunos a cuidar do meio ambiente